Estado de Minas SEDÃ

Mercedes lança novo Classe E no Brasil

Modelo desembarca no país com tecnologia capaz de realizar curvas, evitar colisões e estacionar sem o auxílio de um condutor


postado em 19/10/2016 17:05 / atualizado em 20/10/2016 09:33

São Paulo (SP) – Um dos principais temas de conversas para quem se interessa pelo mundo das quatro rodas é a questão dos carros autônomos, ou seja, aqueles que não necessitam da interferência do motorista. Essa tecnologia ainda não chegou por aqui oficialmente (a lei não permite) e para que isso aconteça talvez ainda seja preciso muitas adequações. Mas, se depender da Mercedes-Benz, esse assunto não será nenhum bicho de sete cabeças com a chegada da décima geração do Classe E com tecnologia semi-autônoma no Brasil.

 

Modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos(foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
Modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos (foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
 

 

O que tem de diferente? O sedã de luxo é equipado com vários sistemas de condução prontos para atuarem automaticamente durante um caso de necessidade, visando à segurança não só de quem está no veículo, mas também de pedestres e até mesmo animais nas ruas. E tivemos a oportunidade de comprovar isso na prática. O resultado surpreende. Afinal, é o trabalho de um conjunto de sete sensores e radares e mais uma câmera estéreo, o que seria suficiente - segundo a Mercedes - para batizar o carro de autônomo. O Classe E é capaz de perceber curvas e direcionar-se, sem auxílio do condutor e também sem inclinar a carroceria.


O sistema de estacionamento também é automático. Vale ressaltar que além desse quesito tecnologia, a novidade tem design e acabamento diferenciado e segue o estilo dos novos Classe C e S. A traseira caída disfarça as dimensões que foram ampliadas (4,93 m de comprimento). As rodas são de 18’’, mas na edição especial salta para 19’’. Alguns detalhes fazem a diferença, como as linhas mais modernas presentes no capô e as novas saídas de ar.

 

Velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente(foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
Velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente (foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
 


Serão três versões de acabamento disponíveis: E 250 Avantgarde, E 250 Exclusive e E 250 Launch Edition, essa última é uma edição comemorativa e limitada a apenas 60 unidades. As outras duas serão equipadas com uma única opção de motorização, ou seja, o propulsor 2.0 turbo gasolina de quatro cilindros, com 211 cv e 35,7 mkgf de torque, o mesmo conjunto mecânico da geração atual com injeção direta e tração traseira. A transmissão agora é automática de nove velocidades (a anterior era de sete velocidades).

 

Dentro da cabine, o motorista pode acompanhar as informações do Classe E através de uma tela de 12,3 polegadas(foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
Dentro da cabine, o motorista pode acompanhar as informações do Classe E através de uma tela de 12,3 polegadas (foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
 


As trocas de câmbio podem ser feita nas aletas das borboletas atrás do volante. O túnel central do banco traseiro pode comprometer um pouco o conforto do terceiro passageiro, mas fora isso o espaço interno é generoso. O console, por sinal, não é todo digital, mas agora tem volante com comandos touchscreen (novidade no setor automotivo até então) e a central multimídia com 12,3’’. Outro ponto é que a interface da central multimídia agora está mais integrada com Andoid Auto e Car Play. Por dentro, o acabamento tem muitos detalhes em alumínio.

 

Motor é o 2.0 turbo de quatro cilindros responsável por entregar 211 cv e torque máximo de 350 Nm a partir de 1,2 mil rpm(foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
Motor é o 2.0 turbo de quatro cilindros responsável por entregar 211 cv e torque máximo de 350 Nm a partir de 1,2 mil rpm (foto: Mercedes-Benz / Divulgação)
 


O carro inteligente, como os executivos da marca apresentaram, já chegam às concessionárias nos próximos dias. E realmente pode ser já um passo do que iremos encontrar nos veículos do futuro.

Ficha técnica:


 Motor 2.0 turbo
 com injeção direta

Potência: 211 cv
Torques: 35,7 mkgf de torque
De 0 a 100 km/h: em 6,9 segundos
Peso: 1.615 kg

 Dimensões:

Comprimento: 4,93 m
Entre-eixos: 2,93 m.

 Na sua casa por:

E 250 Avantgarde

R$ 309.900

E 250 Exclusive

R$ 319.900

E 250 Launch Edition

R$ 325.900

*Viajou a convite da Mercedes-Benz

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação