No primeiro semestre de 2017 deve ser apresentado o novo Ford Focus RS500, em versão limitada. A linha mais modesta, RS, possui 355 cv e 48,4 mkgf de torque, então a promessa é que a série limitada venha com mais potência.
Dentro de um projeto da Ford que planeja lançar 12 veículos de alto desempenho antes de 2020, o modelo possuiria apenas 500 unidades produzidas e estaria sendo desenvolvido na Alemanha pela Ford Performance, tendo ocorrido até alguns flagras em Nürburgring. A liberação para o comércio, no entanto, depende de algumas definições, por exemplo se a fabricação de apenas 500 carros não prejudique o cronograma de produção do Focus na linha de montagem em Colônia, também em terras germanicas.
Ainda não foram informadas especificações técnicas do RS500, mas um protótipo já foi flagrado em testes no autódromo de Nürburgring Nordschleife e mostrava várias entradas de ar no capô e um aerofólio mais pronunciado na traseira.
A última geração do modelo foi lançada em 2010 com motor 2.5 de cinco cilindros em linha, com desempenho de 350 cavalos de força e 46,8 mkgf, números bem próximos ao RS atual. Se as mudanças no RS500 seguirem o padrão parecido com o de seis anos atrás – que recebeu uma melhora de aproximadamente 15% sobre o modelo da época -, a renovação do esportivo pode chegar aos 400 cv em um motor 2.3 EcoBoost.
Mas o torque e o desempenho devem ter uma melhora menos significativo, para que a transmissão manual e seis marchas e atração integral, já presentes no RS, sejam utilizadas na novidade. Mas isso não quer dizer que o RS500 deixará a desejar. Segundo estimativas, a nova versão deve levar apenas 4,2 segundos para chegar aos 100 km/h. Porém, se a montadora escolher uma transmissão dupla de embreagem no lugar do câmbio automático, o tempo para acelerar deve diminuir ainda mais.