Estado de Minas SEGURANÇA

Fiat Palio obtém só uma estrela com novo protocolo de avaliação do Latin NCAP

Modelo perdeu pontos de proteção para adultos em teste de impacto lateral; Para a segurança de crianças, hatch ficou com 3 estrelas


postado em 03/08/2016 17:16

Com os critérios mais rígidos de avaliação, o Fiat Palio ganhou apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil, nos últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP).

 

(foto: Fiat / Divulgacao)
(foto: Fiat / Divulgacao)
 

 

Antes do modelo ser testado no impacto lateral, como agora, os resultados haviam sido bem melhores para o carro da Fiat. Em 2014 e 2015, quando as avaliações envolviam apenas o impacto frontal, o modelo ganhou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante infantil.

O Palio avaliado não conta com airbags laterais; mas mostrou uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes. A falta de airbags explica a baixa proteção lateral.

A baixa qualificação do adulto decorreu dos registros no peito do boneco usado no teste (dummy) no impacto lateral, apesar do bom desempenho da estrutura nesse impacto. Em proteção infantil, o modelo obteve proteção máxima em impacto lateral.

Os resultados foram apresentados hoje (3), em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O Latin NCAP informou que os próximos resultados serão apresentados no mês de setembro.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação