Com apresentação marcada para o Salão de Paris, em setembro, a Peugeot antecipou a novidade e já mostra os primeiros detalhes da nova geração do 3008. A identidade visual agora segue as linhas de uma SUV que melhorou no aspecto físico, mas também na tecnologia. O modelo agora passa a concorrer diretamente com Nissan Qashqai e Seat Ateca, lá na Europa. A cabine também foi bastante modificada e agora inaugura um novo ciclo do conceito i-Cockpit.
A dianteira ficou mais agressiva, com destaque para a grade e os faróis que estão mais bem recortados. Na parte de baixo, o parachoque aparece com estilo robusto e uma espécie de reforço no aço. Na traseira, as lanternas se ligam por um detalhe preto que passa de uma ponta a outra do porta-malas.
O interior, que já teve o painel revelado anteriormente, mostra o conceito i-Cockpit, que compatibiliza com detalhes, como o volante pequeno e baixo com quadro de instrumentos alto. O quadro, inclusive, substituiu os tradicionais mostradores analógicos por uma tela digital configurável. A tela do sistema de entretenimento ficou maior e agora possui mais funções, diminuindo o número de botões físicos. O destaque do interior fica por conta do volante de apenas dois raios com base e superfície planas.
A plataforma utilizada para o 3008 é a base modular EMP2, que proporcionou redução em, aproximadamente, 100 kg no peso final. As dimensões do modelo aumentaram, agora a distância entre-eixos passa a ser 4,45 metros, oito centímetros a mais que o modelo anterior. Dentro do capô existe a opção dos motores a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e 1.6 THP de 165 cv, e a diesel 1.6 BlueHDi de 100 ou 120 cv e 2.0 BlueHDi de 150 ou 180 cv. O câmbio continua com seis marchas, manual ou automático.