Estado de Minas CORRIDA PELA MOBILIDADE

Ford e Volvo anunciam novos passos no desenvolvimento de carros autônomos

Até 2021 Ford terá nos EUA carro capaz de se guiar sozinho, ao passo em que Volvo e Uber anunciam desenvolvimento de novo modelo 100% autônomo


postado em 19/08/2016 08:06 / atualizado em 19/08/2016 08:16

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
Grandes fabricantes seguem em ritmo acelerado no desenvolvimento dos primeiros carros totalmente autônomos num prazo de cinco anos. Depois da Ford confirmar que terá um veículo capaz de se guiar sozinho nos EUA em 2021 – em projeto conjunto com quatro startups, responsáveis por pesquisas de algorítimos avançados, mapeamento 3D, radares e sensores de câmeras –, a sueca Volvo anunciou que trabalhará com a Uber no desenvolvimento de um novo modelo de carro 100% autônomo.

O Volvo-Uber será baseado na plataforma Volvo Scalable Platform Architecture (SPA), a mesma utilizada pelo utilitário-esportivo XC90, recém chegado ao Brasil, o sedã S90 e a perua V90. No acordo estimado em US$ 300 milhões (aproximadamente R$ 967 milhões), a Volvo aproveitará o desenvolvimento para vender a sua própria versão do carro autônomo, ao passo em que a Uber o comprará para uso em sua frota compartilhada, adicionando seus próprios sistemas de condução autônoma.

Embora a Volvo afirme que será criado um novo modelo de automóvel sob a plataforma SPA, as primeiras imagens do projeto mostram o XC90 dotado de sensores para as funções de autocondução, com logotipos da Uber.

Projeto da Volvo e Uber utilizará plataforma do XC90(foto: Ford/Divulgação)
Projeto da Volvo e Uber utilizará plataforma do XC90 (foto: Ford/Divulgação)


SUV da Volvo é um dos modelos com maior número de funções de auxílio a condução à venda no Brasil(foto: Ford/Divulgação)
SUV da Volvo é um dos modelos com maior número de funções de auxílio a condução à venda no Brasil (foto: Ford/Divulgação)
A Ford, por sua vez, utiliza como frota de teste nos EUA 30 unidades do sedã híbrido Fusion Hybrid. Estima-se que quando o carro estiver pronto, será apresentado sem volante e pedais – um passo à frente dos semiautônomos da concorrente Tesla no mercado norte-americano. A Ford dobrou a equipe responsável na região do Vale do Silício e construiu mais dois prédios em sua base em Palo Alto, na Califórnia.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
FUTURO Estudo encomendado pela coreana Hyundai aponta que a carona compartilhada figura entre 12 grandes tendências até 2030, o que alterará drasticamente a mobilidade e, por consequência, o mercado de veículos novos. Com a disponibilidade dos carros autônomos em grandes centros, as novas gerações poderão deixar de ter o próprio carro, solicitando o transporte apenas quando necessário. Sem necessidade de motorista, a qualquer hora.

Campus de pesquisa e inovação da Ford em Palo Alto, na Califórnia(foto: Ford/Divulgação)
Campus de pesquisa e inovação da Ford em Palo Alto, na Califórnia (foto: Ford/Divulgação)

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