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Verifique o nível do óleo
Faça uma limpeza nas velas de ignição
Conserte os sinalizadores
Com o grande fluxo de carros nas rodovias, os sinalizadores fazem toda a comunicação entre os veículos da estrada. Para ultrapassar e pegar qualquer faixa, é necessário que as setas e os faróis estejam funcionando perfeitamente. Vale ressaltar que a iluminação é obrigatória independente do turno que for pegar a estrada.
Avalie a estabilidade dos pneus
Não dá para adivinhar se vai chover durante todo o trajeto do passeio. Também não dá para identificar se em uma curva fechada os pneus responderão como o planejado pelo condutor. Para não ficar nas suposições, o jeito é ir até uma borracharia e pedir uma avaliação. Lembrando que pneus desgastados - os chamados “carecas” - são proibidos de transitarem e pode fazer com que o veículo seja guinchado pela Polícia Federal.
Está tudo ok com a condição de aderência? Vá até um posto e calibre os quatros pneus usados e não esqueça de que o step também deverá estar em ordem. Aproveitando a revisão nesta área, faça logo um balanceamento e garanta o equilíbrio do conjunto pneu e roda.
Cintos em ordem
Não saia com o pedal de freio desgastado
Estar atento à eficiência dos freios é essencial para sair de casa. Na pressa, muitos optam por “dar um jeitinho” no pedal baixo e arriscar a vida na estrada. Se esse for o caso, é necessário verificar se as pastilhas e as lonas estão desgastadas. Passe em uma oficina mecânica de confiança e peça para que os profissionais revisem os tambores, as pastilhas, os discos e as lonas.
Duas rodas no asfalto
Para quem vai pegar a estrada no fim do ano e não dispensa as duas rodas, é importante não só ficar atento aos perigos das rodovias, mas à postura a bordo de uma motocicleta. Afinal, as motos não possuem encosto e a forma como pilotar pode ocasionar problemas mais graves no futuro. Antes de colocar as rodas na estrada é bom ficar atento para os itens mecânicos da moto para não ficar no meio do caminho.
As partes que não podem ser esquecidas são pneus, transmissão, sistema elétrico e a bagagem que não pode ficar frouxa. Fique esperto! Mas também é importante calcular o tempo em cima da moto, já que viagens longas podem ser bastante cansativas. “Já pilotei até para outros países de moto. Viagens que precisam de meses para ser concluídas. Como estava com minha esposa, a jornada teve que ser bem planejada com várias paradas para não cansar tanto”, revela o militar aposentado Paulo César. A viagem nas duas rodas pode ser bastante prazerosa, mas é preciso ficar atento à pista. “Procuro sempre viajar durante o dia. De preferência bem cedo. Torna o passeio mais prazeroso e com menos trânsito”, comenta Paulo.