Estado de Minas COMERCIALIZAÇÃO

Salão de São Paulo: Promessas para o mercado brasileiro

Não são só modelos internacionais que são aprenstados no Salão de São Paulo. Muitas montadoras fizeram promessa de trazer seus modelos para o Brasil


postado em 14/11/2016 15:16 / atualizado em 14/11/2016 15:50

Peugeot garantiu 3008 no mercado brasileiro em 2017(foto: Jorge Moraes / DP)
Peugeot garantiu 3008 no mercado brasileiro em 2017 (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

A estrela da Peugeot, a nova geração do 3008, deixou de lado todas as características de minivan, incorporando visual mais de esportivo e utilitário. A previsão de chegada ao Brasil é em 2017. Sem preços anunciados, a expectativa é que custe acima dos R$ 120 mil. Na dianteira, o que chama a atenção são os faróis em formato irregular, grade em posição alta e capô com fortes vincos. O conjunto mecânico será o motor turbo 1.6 de 165 cavalos a gasolina associado ao câmbio automático de seis marchas. Quem adquirir o novo 3008 levará para casa de cortesia um patinete elétrico da Peugeot, com 8,5 kg, acoplado ao porta-malas, onde pode ser recarregado. A autonomia é de 12 km, com velocidade máxima de até 25 km/h.

Nova versão do Renegade foi atração no estande da Jeep(foto: Jorge Moraes / DP)
Nova versão do Renegade foi atração no estande da Jeep (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

No estande da Jeep, a atração ficou por conta da nova versão Limited do Renegade, que já chega ao mercado na próxima semana com atualizações no motor 1.8 e.torQ. Ocupando o posto de topo de linha na motorização flex, a novidade pode ser identificada pela grade frontal na cor prata e teto em preto. A versão Limited possui bancos de couro, travamento das portas sem chave, tela de TFT de 7”, faróis de xenônio, sensores de faróis e de chuva, rebatimento elétrico do retrovisores e espelho retrovisor interno eletrocrômico. As outras edições também receberam um plus, como a Trailhawk que recebeu 5 airbags e faróis de xenônio de fábrica. O motor passou a contar com conta com coletor de admissão variável.

Crossover da Kia aposta principalmente na economia de combustível(foto: Jorge Moraes / DP)
Crossover da Kia aposta principalmente na economia de combustível (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Apresentando o novo crossover híbrido, a Kia aposta na economia de combustível, dirigibilidade e design. Chamado de HUV (utilitário híbrido) pela montadora, a novidade merece atenção por conta do design externo. Ele compartilha a mesma plataforma do Hyundai Ioniq e está equipado com o novo motor 1.6 Gdi a gasolina de ciclo Atkinson e 105 cv, que trabalha junto com um motor elétrico de 43 cv. O conjunto híbrido é responsável por 146 cv de potência e 27 kgfm de torque em uma tração 4x2 com transmissão de dupla embreagem e seis velocidades. Entre os equipamentos estão disponíveis rodas aro 16”, lanternas de LED e luzes diurnas. Com conectividade em smartphones, a tela no painel de instrumentos é de LCD 3,5”, ar-condicionado digital dual zone, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa e alerta de saída de faixa.

Mercedes chega para completar o portfólio de SUVs com preço de R$ 299.900(foto: Jorge Moraes / DP)
Mercedes chega para completar o portfólio de SUVs com preço de R$ 299.900 (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Chegando às concessionárias nas próximas semanas, o Mercedes chega para completar o portfólio de SUVs com preço de R$ 299.900. Com uma aposta mais esportiva em relação ao GLC convencional, o 250 coupé ganha destaque no caimento do teto e nas lanternas estreitas. Para quem está preocupado com o espaço, a Mercedes afirma que o espaço para joelhos e ombros é o mesmo do GLC tradicional.A novidade possui 4,73 metros de comprimento, 1,6 metros de altura, 1,89 metros de largura, 2,87 metros de distância entre-eixos e o porta-malas comporta uma capacidade de 491 litros com os bancos em posição normal ou 1.205 litros com os mesmos rebatidos. O motor responsável pela máquina é um propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros de 211 cv e 35,6 kgfm de torque aliados a uma tração integral permanente 4Matic.

 

Tiggo2 será fabricado na planta de Jacareí em São Paulo e deve aparecer nas lojas ainda no primeiro semestre do próximo ano(foto: Jorge Moraes / DP)
Tiggo2 será fabricado na planta de Jacareí em São Paulo e deve aparecer nas lojas ainda no primeiro semestre do próximo ano (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

A Chery mostrou novidades que também devem chegar ao mercado brasileiro em 2017. É o caso de mais um SUV, o Tiggo 2. Ele será fabricado na planta de Jacareí em São Paulo e deve aparecer nas lojas ainda no primeiro semestre do próximo ano. Para brigar no mercado dos utilitários compactos, a montadora promete preços competitivos. O modelo é movido por um conjunto mecânico com motor 1.5 flex associado a um câmbio manual de cinco marchas. No mercado nacional, ele irá competir com o Honda WR-V, que apareceu pela primeira vez também no Salão. A Chery divulgou que os seus SUV terão novos modelos em breve, o Tiggo 7 e um veículo derivado do conceito TX, apresentado no Salão de 2012.

X60 é a aposta da Lifan para sobreviver ao mercado brasileiro(foto: Jorge Moraes / DP)
X60 é a aposta da Lifan para sobreviver ao mercado brasileiro (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Tentando dar sobrevida às vendas no mercado sul-americano, já que a fábrica está parada desde o primeiro semestre, a Lifan aposta no utilitário esportivo X60. A montadora está programada para retomar a produção no início de 2017 do modelo atualizado com transmissão automática CVT. E as vendas devem acontecer já no segundo semestre do próximo ano. No design, o X60 sofreu alterações, tanto na parte externa com os novos para-choques e grade frontal, além dos faróis com pisca direcional e LEDs diurnas. No acabamento interno, a montadora também retocou o visual com melhor acabamento. Desde 2013, no seu lançamento, esta é a maior alteração sofrida pelo utilitário.

Destaque do S-Cross é o motor 1.4 turbo(foto: Jorge Moraes / DP)
Destaque do S-Cross é o motor 1.4 turbo (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

A reestilização do S-Cross é uma das principais atrações do estande da Suzuki. O destaque é a opção do novo motor Boosterjet 1.4 turbo. Por dentro, não houve modificações, mas o SUV ficou mais tecnológico. No design externo, merece destaque os novos faróis dianteiros com luzes diurnas de LED, a grade chamativa com filetes verticais cromados e para-choque com novas molduras plásticas. Acima do Vitara, o S-Cross chega oferecido em três versões, 4You (R$ 95.990), 4Style (R$ 109.990) e o 4Style AllGrip (R$ 115.990). Estão disponíveis duas opções de motor, o 1.6 16V de 126 cv e 16,7 kgfm de torque e o 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm. Todos com câmbio automático de seis marchas e função start/stop.

Novo Discovery deve seguir os padrões europeus(foto: Jorge Moraes / DP)
Novo Discovery deve seguir os padrões europeus (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Diferenciando-se do Discovery Sport, que acabou se abrasileirando em menos de dois anos, a variante maior deve seguir o mesmo padrão europeu, até depois de começar a ser vendido por aqui no próximo ano. Disponível para sete pessoas, o SUV foi totalmente repaginado, perdendo as linhas tradicionais mais quadradas e ganhando muita tecnologia, como a possibilidade de rebater ou levantar os bancos utilizando um smartphone ou tablet. Outra novidade são vários recursos do Discovery já encontrados na linha da fabricante como câmera 360 graus e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. São duas opções de motores: o V6 a gasolina com compressor ou a versão a diesel.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação