Estado de Minas AUTÔNOMO

Google está desenvolvendo sistema de reconhecimento e sirenes

Na corrida pelo carro autônomo, a multinacional está desenvolvendo tecnologia que reconhece as luzes dos veículos de emergência


postado em 14/09/2016 15:46

O desenvolvimento dos carros autônomos envolve muitos fatores, entre eles o cuidado em não atrapalhar o caminho de veículos de urgência como viaturas de polícia e trânsito, ambulâncias e carros de bombeiros. É nesse cenário que a Google quer se destacar. A gigante está estudando um sistema que reconheça a sirene desses carros.

 

Sistema irá reconhecer sirenes de veículos de emergência(foto: Divulgação)
Sistema irá reconhecer sirenes de veículos de emergência (foto: Divulgação)
 

 

O sistema será feito para atuar no momento em que o carro estiver no modo autônomo, fazendo com ele não atrapalhe a passagem dos carros emergenciais. Ele irá funcionar reconhecendo as luzes azuis e vermelhas e mais uma terceira, através de filtros. O desafio será para diferenciar as sirenes e os semáforos. Sensores e câmeras serão utilizadas também para reconhecer o modelo de carro que se aproxima, para não existir dúvidas.

 

Desafio será diferenciar sirenes de semáforos(foto: Divulgação)
Desafio será diferenciar sirenes de semáforos (foto: Divulgação)
 

 

Essa pesquisa figura em um momento importante para os veículos autônomos, já que trás a tona os acidentes que envolveram carros da Tesla com a função Autopilot. A partir desses acontecimentos surgiu uma discussão sobre a necessidade real e a segurança dessa tecnologia, que deve aparecer nas ruas nos próximos anos.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação