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Duster Oroch muda o tom da concorrência das picapes

Testamos a nova picape como cabine dupla no Rio de Janeiro. Quer saber? Gostamos e muito do utilitário


postado em 30/09/2015 12:29 / atualizado em 30/09/2015 17:43

Rio de Janeiro (RJ) - Outra francesa pintando na praça. Em um passado não muito distante, a Peugeot tentou emplacar no competitivo mercado das picapes compactas a 206 Hoggar. Não conseguiu dar continuidade e as concorrentes, de forma predatória,abocanharam a caçamba do leão. Mas o que dizer de agora? Agora mudou tudo. A Renault bateu o pé para produzir no Brasil, em São José dos Pinhais, Paraná, a Oroch e quer saber? O utilitário de caçamba vem com tudo.

(foto: Renault/ divulgação)
(foto: Renault/ divulgação)

A picape nasce a partir da plataforma do Duster e pode ser considerada dessa forma: como um terno coringa que serve para tudo. A Expression 1.6 flex de câmbio de cinco marchas manual e as Dynamique 1.6 e 2.0 com transmissão de seis velocidades são as apostas lançadas na segunda-feira, no Rio de Janeiro. Os preços partem de R$ 62,3 mil a R$ 72,5 mil.


A Oroch estará nas lojas para os clientes a partir do dia 10 e chega como a melhor do segmento, pelo menos por enquanto. A Renault vai dar trabalho para as tradicionais e moderninhas Strada e Saveiro. Na linha de competição temos que pontuar também a Chevrolet que oferece a Montana.


A tração 4x2 como produto e dirigibilidade é boa. Entenda que a suspensão multilink ajuda e em alguns trechos do test drive a nossa equipe com cinegrafista e produtor a bordo percebeu o utilitário mais fácil de conduzir comparado ao Duster, por exemplo. A caçamba cheia permite 650 kg de carga e originalmente ela mede 1,35m.

(foto: Renault/ divulgação)
(foto: Renault/ divulgação)

Visualmente a traseira é bacana, robusta e chama a atenção. A frente torna-se uma parte aceitável, de poucos elogios, como a do Duster. A lateral equilibrada e a caçamba com chave merecem a nota nove. Se a decisão é optar pela compra faça o seguinte: escolha o modelo Dynamique, 1.6 de 115 cv ou 2.0 de 148 (no etanol) e não deixe de levar para casa o extensor de caçamba.


A peça que também vira rampa caso você deseje colocar uma moto e viver um fim de semana mais aventureiro é o melhor acessório de picapes já apresentado e está prevista para outros concorrentes. O rack de teto também é charmoso e permite o transporte seguro de pranchas de surf. Eles pensaram em tudo.

Extensor de caçamba é item opcional(foto: Renault/ divulgação)
Extensor de caçamba é item opcional (foto: Renault/ divulgação)

A Renault dá mais um tiro certo, como fez com o Sandero, entregando dupla cabine com espaço família (cinco ocupantes), mais conforto a bordo para os caronas do banco traseiro. No painel "rude" e básico à la Duster, o sistema multímidia com GPS foi melhorado. Nesse ponto vou narrar a paixão do meu filho de 12 anos por tecnologia. Ele adora e aprova o NAV no Duster, nome de batismo do sistema. Bancos em couro são opcionais. Na unidade testada, vidro elétrico nas quatro portas.

(foto: Renault/ divulgação)
(foto: Renault/ divulgação)

O motor 2.0 com 148 cv e câmbio de seis marchas é valente e o melhor para quem vai usar o veículo de todas as maneiras. O conjunto oferece 20,9 Kgfm a 4 mil giros. A embreagem suave permite boas trocas na caixa de transmissão que oferece a sexta marcha para uma condução bem estradeira. A faixa de consumo de 6,5 Km/l na cidade com 9 Km/l na estrada é aceitável.

Ver galeria . 15 Fotos Renault/ divulgação
(foto: Renault/ divulgação )

O motorista vai gostar do comportamento dinâmico. A rodagem em liga leve é 215/65 aro 16 e a suspensão McPherson na frente tem o apoio na traseira do jogo multi-link. O sistema de freio composto por discos na dianteira e tambores na traseira poderia ser todo na primeira opção.
A velocidade máxima da ficha técnica indica 186 Km/h. Respeitamos na estrada o limite indicado nas placas portanto não chegamos perto do número indicado.

*Viajou a convite da Renault


Ficha técnica


Versões / Motores 1.6 16V e 2.0 16V
Expression/Dynamique
Arquitetura Carroceria monobloco, picape, 5 passageiros, 4 portas
Motor Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em
linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão

Tração Dianteira 4x2
Cilindrada 1.598 cm³ e 1.998 cm³
Potência máxima (ABNT) 110 cv (gasolina) @ 5.750 rpm 143 cv (gasolina) @5.750 rpm
115 cv (etanol) @ 5.750 rpm 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT) 15,1 kgfm @ 3.750 rpm (gasolina) 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)
15,9 kgfm @ 3.750 rpm (etanol) 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Pneus/Rodas 215/65 R16
Suspensão Dianteira Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores
hidráulicos telescópicos e molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão Traseira Independente tipo MacPherson com multi-link, amortecedores
hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Freios Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados
de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores
de 229 mm de diâmetro
Direção Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Câmbio Manual 5 velocidades Manual 6 velocidades
Diferencial 4,93:1 4,44:1
Tanque combustível 50 L
Volume da caçamba 683 L
Carga útil 650kg
Peso em ordem de Marcha 1.292 kg 1.346 kg
Entre eixos 2.829 mm
Comprimento 4.693 mm
Altura 1.695 mm
Largura 1.821 mm
Largura c/ espelhos 1.997 mm
Altura livre do solo 206 mm
Ângulos de entrada 26°
Ângulos de saída 19,9°
Velocidade máxima 160 km/h (gasolina)
164 km/h (etanol) 178 km/h (gasolina)
186 Km/h (etanol)

Aceleração
0 a 100 km/h
14,3 segundos (gasolina)
13,2 segundos (etanol) 10,6 segundos (gasolina)
9,7 segundos (etanol)
Consumo Estrada 10,9 km/l (gasolina)
7,5 km/l (etanol) 10,8 km/l (gasolina)
7,3 km/l (etanol)
Consumo Cidade 9,6 km/l (gasolina)
6,6 km/l (etanol) 9,2 km/l (gasolina)
6,4 km/l (etanol)

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