Estado de Minas TECNOLOGIA

Aplicativo diminui tempo de espera dos pais na portaria das escolas

Vou BusCar já opera nos colégios recifenses GGE e Damas e pode virar tendência entre as instituições de ensino


postado em 31/08/2015 11:43

Trânsito conturbado e pais cada vez mais apressados. A combinação costuma fazer das portarias das escolas um inferno. Para resolver o incoveniente, algumas instituições de ensino começam a usar ferramentas tecnológicas que otimizam o tempo de entrega dos alunos a seus portadores. A exemplo de escolas paulistanas nas quais o elogiado aplicativo Filho sem Fila já opera desde o ano passado, os Colégios GGE e Damas são primeiros em Pernambuco a incorporar um sistema operacional para organizar a saída dos estudantes.

 

Maria Luiza aguardava até 20 minutos pelo filho e aposta no app para agilizar a saída(foto: Joao Velozo/ Esp. DP/ D. A Press)
Maria Luiza aguardava até 20 minutos pelo filho e aposta no app para agilizar a saída (foto: Joao Velozo/ Esp. DP/ D. A Press)
 

 

Seu nome é Vou BusCar. "Quando o pai estiver saindo, avisa no aplicativo. Trabalhamos com cercas virtuais, pontos escolhidos pela escola a partir dos quais um sinal é emitido avisando que o portador se aproxima. Uma tela sinaliza aos porteiros e educadores que é hora de levar as crianças até a área de embarque", introduz André Queiroz, diretor comercial da Dot7 Tecnologia, empresa que desenvolveu a ferramenta. Assim, a novidade garante mais fluidez no entorno dos colégios e diminuição da espera dos pais pelos filhos. Além disso, André garante que o sistema é totalmente seguro. "O aplicativo pede um cadastro com foto e todas as informações do portador. Na tela da escola, aparecem as imagens de identificação dele e da criança", esclarece.

Segundo Geraldo de Faria, gerente administrativo do Colégio GGE, a escola vinha demonstrando preocupação com o trânsito intenso no final dos horários letivos. "Todas as escolas passam por essa dificuldade em horas de pico. A gente tinha conseguido dois estacionamentos e lombada para a área. Soubemos do aplicativo e estamos testando nas turmas do Ensino Fundamental I", comenta. A ideia é expandir. "Temos um bom número de pais que já utilizam o aplicativo e estão aceitando bem. O próximo passo é incluir o Fundamental II, mas desejamos estender para as outras três unidades da escola", complementa.

 

Com dois filhos, Márcio Bonin aprovou a tecnologia oferecida pela escola(foto: NandoChiappetta/DP/D.A Press)
Com dois filhos, Márcio Bonin aprovou a tecnologia oferecida pela escola (foto: NandoChiappetta/DP/D.A Press)
 

 

Primeiras experiências
No Colégio Damas, apenas os portadores dos alunos da Educação Integral já contam com o sistema. A microempresária Maria Luiza Galvão, já baixou o app para diminuir a espera pelo filho Kristhiano, 5 anos. "A proposta é bem interessante, principalmente para mim que costumo aguardar de 15 a 20 minutos para que meu filho desça. Quando estou perto da escola, ativo o GPS do sistema, os funcionários recebem a mensagem e antecipam a descida dele", explica a mãe.
O militar Márcio Bonin, pai dos alunos do GGE Daniel e Gabriel, aprovou a iniciativa. "Diminuiu bastante o tempo de pegar as crianças no colégio. Achei muito interessante o uso da tecnologia para facilitar a mobilidade no entorno", comenta.

Mesmo contando com a ferramenta para agilizar a apanhada de Daniel, Márcio ainda precisa esperar mais tempo pelo filho mais velho, Gabriel, que ainda não conta com a funcionalidade. "Estou ansioso pela extensão do programa, porque a facilidade que tenho com uma criança, ainda não tenho com a outra". O caçula complementa: "meu pai não vai se atrasar e vou poder almoçar mais cedo".

 

App Vou buscar está funcionando em fase de testes em duas instituições de ensino(foto: Vou Buscar/Reproducao)
App Vou buscar está funcionando em fase de testes em duas instituições de ensino (foto: Vou Buscar/Reproducao)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação