Estado de Minas TEST DRIVE

Avaliamos o eclético Fiat 500 Sport Air

Fiat dá nova cartada ao equipar o compacto premium com motor MultiAir 1.4 flex


postado em 19/09/2013 09:21 / atualizado em 19/09/2013 15:13

Com novo propulsor, 500 ganhou mais dois cavalos quando abastecido com etanol(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
Com novo propulsor, 500 ganhou mais dois cavalos quando abastecido com etanol (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
O Fiat 500 já não é mais novidade, mas seu design e carisma continuam chamando atenção pelas ruas do Recife. No entanto, a principal novidade na linha 2014 não pode ser percebida à primeira vista, apenas quando o capô é aberto. Depois de deixar de importar o modelo da Polônia e passar a trazer o compacto premium do México, em 2011, o que deixou o valor do carro mais acessível, agora a Fiat deu mais uma cartada para atrair os clientes que gostam do visual simpático do pequenino e não precisam de um carro espaçoso. O motor 1.4 MultiAir passou a ser flex, ganhando mais dois cavalos de potência quando abastecido com etanol (107 cv, enquanto com gasolina o número é o mesmo de 105 cv).

 

Veja mais fotos do Fiat 500 Sport Air!

 

Se o Fiat 500 já era esperto, agora ficou ainda mais ágil, principalmente nas retomadas. A qualquer simples toque no pedal do acelerador, o pequenino responde bem, nada de preguiça.

 

Modelo ficou mais esperto e ainda mais ágil nas retomadas(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
Modelo ficou mais esperto e ainda mais ágil nas retomadas (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
O Vrum testou a versão Sport Air, que tem maior participação no mix de vendas, com transmissão manual de cinco marchas - ainda existe opção de automática sequencial de seis velocidades. No dia a dia, o motorista pode sentir, em determinados momentos, dificuldade na hora de engatar a primeira marcha. Mas as demais têm engates curtos e precisos.


Se o tamanho do carro ajuda na hora de manobrar, a direção elétrica é mais um facilitador, já que deixa o carro bem levinho. Para os que gostam de uma direção mais esportiva, o Fiat 500 também tem essa opção com a função Sport. A mudança é feita através de um botão no painel central e é fácil de sentir que, quando esta opção está acionada, as marchas ficam mais alongadas e o carrinho mais agressivo.

 

Dimensões pequenas garantem que o modelo seja manobrado em qualquer lugar(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
Dimensões pequenas garantem que o modelo seja manobrado em qualquer lugar (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
 

Por dentro, o visual continua o mesmo, pura simpatia, assim como o espaço, nem tão generoso assim. Nos bancos da frente, o passageiro, se tiver estatura mais elevada, viaja com os joelhos batendo no painel central. Na parte de trás, cabem apenas duas pessoas e, ainda assim, nada de muito conforto. Pernas dobradas e, se for alto, corre o risco de a cabeça bater no teto.

 

 

INCREMENTADO
O Fiat 500 tem a seu favor o fato de ser completo, com uma extensa lista de itens de série. Entre os mimos e quesitos de segurança estão ar-condicionado, controle de tração, freios com ABS e EBD, assistente de partida em rampa, piloto automático, rodas de liga leve de 16 polegadas e computador de bordo. Este último sistema, inclusive, indicou consumo médio de 9 Km/l durante o período do test drive.

 

 

Visual do painel continua o mesmo, com cor da carroceria e controles ao alcance(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
Visual do painel continua o mesmo, com cor da carroceria e controles ao alcance (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
O modelo avaliado, no entanto, veio ainda mais completo, com kits de opcionais. Por R$ 2.266 é possível incluir ar-condicionado automático digital, pacote de áudio premium e Blue&Me, sistema operado por comandos de voz, com entra USB e bluetooth. Vale ressaltar que o som Bose é de ótima qualidade, mas o pen drive com músicas nem sempre era lido. Por mais R$ 3.316 acrescente bancos revestidos totalmente em couro, retrovisor interno eletrocrômico e teto solar, o que garante ainda mais charme ao pequenino.

FICHA TÉCNICA:

Fiat 500 Sport Air

Motor - MultiAir 1.4 16V Flex
Potência - 105 cv/107 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque - 13,6 kgfm/13,8 kgfm a 3.850 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão - manual de cinco velocidades

Na sua casa por: R$ 49.880
Botão no painel central deixa o carrinho mais esportivo, com marchas alongadas(foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)
Botão no painel central deixa o carrinho mais esportivo, com marchas alongadas (foto: Luciana Morosini/DP/DA Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação