São quatro os sistemas multimídia disponíveis. O da versão testada é o mais sofisticado (ver avaliação na página 2). Se a conectividade está em alta, alguns itens importantes ficaram de fora. A coluna de direção é fixa. Não há regulagem de altura nem de distância, porém, o banco do motorista pode ser elevado. Há três apoios de cabeça no banco traseiro. Entretanto, o cinto central é do tipo abdominal. Falta também sistema Isofix para fixação de cadeira infantil, que oferece mais segurança no transporte. O encosto do banco traseiro rebate totalmente, mas não é fracionado. Por isso, nenhum ocupante divide espaço com carga mais comprida. Ou passageiro ou ela. O porta-malas tem capacidade coerente com as dimensões do carro e a tampa somente é aberta inserindo-se a chave ou acionando-se o comando nela. Falta comando interno.
DIRIGINDO
A principal diferença desse Gol para o anterior é o eficiente motor 1.0 de três cilindros, o mesmo do Fox e do up.! O desempenho melhora sensivelmente, pois a perda de energia é muito menor do que no motor 1.0 anterior, de quatro cilindros, sendo muito mais eficiente na estrada e na cidade. Detalhe: funciona muito melhor abastecido com álcool, além de a diferença de 0,7kgfm de torque ser bastante significativa. A diferença de potência é de 7cv. O consumo também é menor, ajudado pelos pneus de baixa resistência ao rolamento, denominados de verdes.
Tanto as acelerações quanto as retomadas de velocidades são superiores às do motor 1.0 de quatro cilindros. Entretanto, as retomadas não empolgam. As segunda e terceira marchas são mais indicadas para as ultrapassagens, pois elevam rapidamente as rotações do motor, diminuindo o tempo. A quarta e a quinta marcha são mais longas, e diminuem muito o consumo de combustível. A direção continua tendo assistência hidráulica. A do up!, por exemplo, é elétrica. Mais leve, prática e funcional. Continua incomodando no Gol a anatomia dos bancos. O encosto não segura o tronco do motorista, que balança nas curvas. Os assentos são curtos e não apoiam totalmente as pernas. Os engates do câmbio têm o tradicional padrão excelência da Volks: macios, precisos e muito leves.
A suspensão não mudou e agrada, transferindo as imperfeições do piso para dentro em níveis aceitáveis e proporcionando segurança nas curvas. Na versão testada, os pneus de perfil baixo (55) transferem mais do que o habitual. Os freios eficientes param o carro em espaços razoáveis. As palhetas do para-brisa são do tipo aerowischer, que fazem menos barulho, limpam melhor e duram mais.
As alterações de estilo e o motor 1.0 dão novo fôlego ao campeão, que não é o carro mais vendido por acaso. Tem muitas qualidades e carrega algumas imperfeições, mas cumpre o que promete. O modelo de duas portas será lançado neste semestre. Optamos por colocar no quadro de concorrentes somente os modelos com motorização 1.0 de três cilindros, lembrando que Palio e Onix de motor 1.0 de quatro cilindros ficaram fora.
Fala que eu atendo
Saiba como funciona o sofisticado sistema multimídia, confira a ergonomia e itens de série e confronte o Gol com os concorrentes com motorização 1.0 de três cilindros
O multimídia do Gol é o App-Connect. A unidade testada está equipada com o Discover Media, que é mais completo dos quatro sistemas disponíveis para o Gol. Durante o uso, o que mais agrada é a quantidade de funções, que podem ser acionadas por comando de voz (navegação, telefonia e mídia). Outro destaque é a possibilidade de espelhar o conteúdo do smartphone na tela tátil de 6,3 polegadas, via cabo USB. Uma funcionalidade interessante é a apresentação de um menu ao aproximar a mão da tela, sem precisar tocá-la. No mais, trata-se de um sistema bem completo. A navegação tem informações sobre radar e trânsito. As mídias disponíveis são rádio, entrada auxiliar e USB, cartão SD, CD e Bluetooth (incluindo streaming). Comandos de som estão disponíveis no volante. Dentro do pacote Connect, está disponível um suporte para celular que traz como vantagem a integração com o painel, dispensando os acessórios fixados por ventosas.
Ficha técnica
» Motor
Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 82cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 9,7kgfm (gasolina) e 10,4kgfm (etanol) de 3.000rpm a 3.800rpm
» Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson e barra estabilizadora; traseira, interdependente; 5x14 em aço; 185/65 R14
» Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
» Capacidades
Peso, 998kg; tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 412kg
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 9
Equipamentos
» De série
Ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção hidráulica, chave-canivete, preparação para som, desembaçador do vidro traseiro, porta-malas com iluminação, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas e do motorista com um toque, volante com regulagem de altura, travamento automático das portas com o veículo em movimento, airbags frontais, três apoios de cabeça com regulagem de altura, faróis de neblina, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), alerta de frenagem de emergência
» Opcionais
Suporte para celular, pacote Connect (sistema multimída NAV), volante multifuncional, rodas de liga aro 15, porta-malas com abertura por controle remoto, retrovisores com função titl down no lado direito, sensor de estacionamento traseiro, chave-canivete com controle remoto, luzes de leitura dianteiras e traseiras, computador de bordo e alarme por controle remoto.
Quanto custa
O Gol Comfortline 1.0 tem preço sugerido de R$ 42.690; com todos opcionais, R$ 45.480.