O sistema Media Nav tem tela de sete polegadas sensível ao toque e integrada ao painel, com memorização de 12 emissoras. O display é colorido e os menus têm fácil identificação. E há Bluetooth e GPS no sistema. Os adoradores de tecnologia não têm do que reclamar.
QUALIDADES O Sandero tem no espaço interno e porta-malas seus principais atributos, uma característica da família Logan. Três pessoas viajam sem aperto no banco traseiro, que tem três apoios de cabeça, mas cinto central abdominal. O porta-malas tem, de fato, 320 litros, conforme medição do caderno Vrum. O senão é o estepe do lado externo, que facilita o furto e a troca do pneu fica mais penosa. As dimensões reduzidas, pouco mais de quatro metros de comprimento, tornam o carro prático no uso urbano.
O rodar é suave e macio, mas com ótima estabilidade, outra característica dessa família. O motorista encontra fácil a posição de dirigir e a visibilidade traseira lateral é prejudicada pela coluna C, que é muito larga. Os engates do câmbio são precisos e o motorista precisa muito deles, pois as trocas são constantes em topografia irregular. O motor 1.0 da Renault é um dos melhores do mercado, mas as dimensões do Sandero limitam o desempenho. Embalado na estrada, com rotações sempre na faixa ideal de torque (4.350rpm), o Tech Run vai bem mesmo com ar-condicionado ligado.
Para compensar a falta de fôlego nos aclives, as paradas no posto são poucas mesmo com as rotações do motor lá no alto. Registramos consumo com gasolina de 14,4km/l a 15,5km/l na estrada e de 8,8km/l a 10km/l na cidade. A nova geração do Sandero chega no mês que vem e esta é uma oportunidade de comprar um carro de ótima relação custo/benefício, pechinchando à vontade.
QUANTO CUSTA O Sandero Tech Run tem todos os equipamentos de série e preço sugerido de R$ 38.180. ABS, airbag, direção hidráulica e ar-condicionado são de série na versão, entre outros.
Ficha técnica
Motor Dianteiro, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 76cv (gasolina) e 77cv (etanol) a 5.850rpm e torques de 9,9kgfm (g) e 10,1kgfm (e) 4.350rpm
Transmissão Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Suspensão / Roda / Pneu Dianteira, independente, tipo McPherson, com triângulo inferior; e traseira semi-independente, com barra estabilizadora / 6 x 15 polegadas (liga leve) / 185/65R15
Direção Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Freios Discos na dianteira e tambores na traseira com ABS
Peso 1.025 quilos
Tanque 50 litros
Dimensões (metros) Comprimento, 4,02; largura, 1,74; altura, 1,52; distância entre-eixos, 2,59