Estado de Minas

Honda New Civic - Duro de acreditar

Reconhecida pela qualidade dos seus carros, Honda assume ruído e alteração do cilindro mestre da embreagem do carro. Endurecimento do pedal, alega professor, é outro defeito


postado em 31/12/2010 09:53 / atualizado em 06/01/2011 12:14

Honda Civic LXS 2006 de José Chequer Neto foi reparado oito vezes em três diferentes concessionárias(foto: Tulio Santos/Esp. EM/D.A Press)
Honda Civic LXS 2006 de José Chequer Neto foi reparado oito vezes em três diferentes concessionárias (foto: Tulio Santos/Esp. EM/D.A Press)

Trocar as marchas do New Civic LXS é um tormento aos ouvidos de José Chequer Neto. Desde que comprou o carro zero quilômetro na Auto Japan, em outubro de 2006, o professor de marketing convive com um rangido na embreagem, acompanhado do endurecimento do pedal. “Os defeitos surgiram com poucos quilômetros de uso e reclamei na primeira revisão de 10 mil quilômetros. Entre idas e vindas, foram oito intervenções nas três concessionárias da marca de Belo Horizonte, que trocaram todos os componentes ligados à embreagem”, reclama Chequer, que, insatisfeito com a situação, também recorreu à própria Honda. “De nada adiantou. O funcionamento da embreagem está pior a cada dia que passa.”

O fabricante acompanhou os últimos quatro reparos no New Civic, mas de acordo com o professor bastam alguns dias para que os defeitos voltem a aparecer. “Toda vez que uma autorizada regula a embreagem, o pedal fica macio. Num prazo de dois meses, o problema reaparece. As chuvas costumam acelerar esse processo”, revela.

Em duas trocas do cilindro mestre da embreagem, o painel do carro foi desmontado, o que gerou novos ruídos. Na última vez que levou o New Civic a uma concessionária, em 15 de dezembro, Chequer procurou a Banzai. “Um consultor técnico me disse que desenvolveu na própria autorizada uma solução para o problema. Em bom português, uma gambiarra. O carro foi entregue com a embreagem funcionando normalmente. Como eles jogam um oleozinho, o defeito fica camuflado por algum tempo”, desabafa o professor, cujo histórico com o Honda já virou case nas aulas que ele dá sobre qualidade em serviços. A Banzai afirma que fez somente um “realinhamento do pedal da embreagem com o cilindro”.

Casos parecidos

Ocorrências semelhantes à do New Civic de Chequer são relatadas no site www.reclameaqui.com.br. Um proprietário da versão LXS 2007 do Honda, de Caxias do Sul (RS), descreve: “De início estranhei a embreagem dura (comparada à do meu antigo carro, um Fiat Stilo). Logo depois percebi um rangido estranho no pedal, que segundo o chefe de oficina da concessionária Honda da minha cidade é um problema crônico do modelo desde o seu lançamento”. Outro dono de um New Civic LXS, ano 2009, alega que o carro “apresenta problema de rangido na embreagem desde os 3 mil quilômetros, o cilindro da embreagem já foi trocado três vezes, o pedal foi trocado uma vez e o barulho persiste. Para trocar o cilindro é preciso desmontar todo o painel do carro, o que acarretou em barulhos internos”.

O site de reclamações tem ainda o relato de um proprietário da antiga geração do modelo, comercializada até 2006. “Comprei meu Civic LXL 2005/2006 no fim de 2008 e, desde então, não paro de levá-lo a concessionária atrás de concessionária para resolver um rangido insuportável no pedal da embreagem. Parece uma porta velha e enferrujada. Em dois anos, tive de levá-lo a concessionária 13 vezes sem ter o problema resolvido definitivamente.”

Nas autorizadas da capital, cilindro <br>de embreagem custa R$ 700(foto: Reprodução da internet/expresspecas.com.br)
Nas autorizadas da capital, cilindro
de embreagem custa R$ 700
(foto: Reprodução da internet/expresspecas.com.br)
Cilindro novo

Questionada por Veículos, a Honda reconhece a existência do ruído, mas alega que o pedal de embreagem duro não é uma característica do Civic. “Para o pedal estar duro ou não depende de uma série de fatores, como desgaste natural ou anomalia. No carro de José Chequer Neto não constatamos nada errado no peso da embreagem. Já o ruído é relativamente baixo e não compromete em nada o funcionamento e a durabilidade do modelo”, defende o gerente de serviço pós-venda da marca, Alexandre Puri.

Puri reconhece que o fabricante reformulou o cilindro mestre da embreagem numa tentativa de acabar com as reclamações. “O New Civic é basicamente o mesmo desde 2006, em quatro anos e meio de produção. Quando a fonte do ruído parte do cilindro da embreagem, trocamos a peça gratuitamente, o que nem sempre resolve o defeito. Para isso desenvolvemos outra peça, que acaba de ser lançada.” O preço médio do cilindro nas concessionárias da capital é de R$ 700.

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