Depois de confirmar o encerramento da produção dos modelos WR-V e HR-V, a Honda anunciou o início da pré-venda do novo City Hatchback para amanhã, 1º de fevereiro, sendo que as reservas podem ser feitas na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil. O modelo chegará para ocupar o espaço deixado pelo monovolume Honda Fit, que também saiu de produção. Equipado com o motor aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC e câmbio automático tipo CVT, o City Hatchback pretende impressionar pela boa solução de espaço interno herdada do Fit e pelo bom pacote de equipamentos.
A Honda fez uma mexida grande em seu portfólio no Brasil, encerrando a produção do Civic, que passará a ser comercializado por aqui apenas em versão importada, e decretando também o fim de linha para Fit, WR-V e HR-V, sendo que este último retornará no segundo semestre já na segunda geração apresentada na Europa. Com isso, a montadora quer elevar o status do novo City, que já foi lançado com a carroceria sedã, e ganha agora a inédita opção hatchback, que estará a venda nas concessionárias a partir de março.
As laterais trazem um vinco marcante acima das maçanetas, que enfatiza a linha de cintura do modelo e se estende até as lanternas horizontais em LED. O teto é arqueado e tem em sua extremidade traseira a antena do tipo barbatana de tubarão e um generoso spoiler. A Honda não revela os números, mas garante que o modelo tem “a maior distância entre-eixos entre todos os hatches compactos premium”.
ACABAMENTO Se seguir o mesmo padrão do City Sedan, o acabamento interno do hatch terá boa qualidade, porém com muito plástico duro no painel e painéis das portas. O volante é revestido em couro, tem ajuste de altura e distância e ainda traz os comandos de acesso ao sistema multimídia, rádio, celular e computador de bordo. O painel de instrumentos também é igual ao do sedã, com conta-giros digital e computador de bordo, além do velocímetro analógico e digital.
As duas versões, EXL e Touring, trazem de série o Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, espelhos retrovisores com rebatimento automático, central multimídia com tela tátil de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de sete polegadas multiconfigurável. A versão Touring acrescenta sensores de estacionamento dianteiros.
SEGURANÇA Um dos destaques do City Hatchbak é o Honda Sensing, pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução que reúne cinco funções: Controle de cruzeiro adaptativo (ACC); sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS); sistema de assistência de permanência em faixa (LKAS); sistema para mitigação de evasão de pista (RDM); e ajuste automático de farol (AHB).
MOTOR O conjunto mecânico do City Hatch é basicamente o mesmo do sedã. O motor é o 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, um quatro-cilindros aspirado, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote, que desenvolve potência máxima de 126cv a 6.200rpm (com gasolina ou etanol). A Honda garante que as novas tecnologias aplicadas ao motor proporcionam baixo consumo de combustível quando o mesmo opera em baixas rotações. E que seu desempenho é bom em rotações mais elevadas, mas a montadora não disse que nessa condição o ruído de funcionamento é estridente. O motor trabalha em conjunto com o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.
O novo City Hatchback será vendido nas cores branco tafetá (pintura sólida); azul cósmico, prata platinum e cinza barium (metálicas); e branco topázio, preto cristal, vermelho mercúrio e cinza grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.