Estado de Minas

Volkswagen lança e-up!, versão elétrica do compacto, mas só no Uruguai

País foi escolhido devido à boa infraestrutura para a mobilidade elétrica, mas, será que virá para o Brasil?


postado em 14/07/2021 16:01 / atualizado em 15/07/2021 17:29

(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)
A Volkswagen apresentou o e-up! no Uruguai, país escolhido para receber a versão elétrica do compacto justamente por contar com a melhor infraestrutura para este tipo de mobilidade na América Latina. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico a ser vendido oficialmente pela marca na região. Com a ação, a marca alemã insere a América Latina em sua estratégia global que prevê a neutralidade em carbono até 2050 e tem a eletrificação como um dos pilares para se alcançar a meta. De acordo com a Volkswagen, no momento o modelo não será oferecido para o mercado brasileiro.

O pequeno Volkswagen e-up! traz um motor elétrico com 83cv de potência e 21,6kgfm de torque, o suficiente para acelerar até os 100km/h em 11,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia aproximada é de 260 quilômetros. Segundo o fabricante, bastam 60 minutos ligado a um sistema de recarga rápida (40 kW) para as baterias recuperarem até 80% da sua capacidade total. As baterias de íon de lítio – com capacidade de 32,3 kWh e consumo de até 12,7 kWh/100 km – ficam no assoalho entre o eixos do veículo, o que torna o centro de gravidade mais baixo e melhora sua dirigibilidade.

"O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos", destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

A Volkswagen afirma que sua estratégia de descarbonização leva em consideração as condições específicas de cada mercado. Para os alemães, a transição para os elétricos na América Latina deve ocorrer por meio dos biocombustíveis. A marca anunciou no Brasil a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para criar soluções tecnológicas a partir do uso do etanol e outros biocombustíveis para soluções de motorização híbrida e de combustão direcionadas a mercados emergentes para todas as marcas do Grupo Volkswagen no mundo.

O e-up! que chegará nos próximos meses ao mercado uruguaio é baseado no modelo europeu, que é ainda mais compacto que o similar a combustão interna que deixou de ser fabricado no Brasil nesse ano. As primeiras unidades do compacto elétrico foram entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). Quem vai trabalhar o veículo no varejo é a importadora Lestido, que, nesse primeiro momento, investe em ações de marketing com clientes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação