Estado de Minas

Ford Maverick agora é uma picape híbrida que será importada para o Brasil

Fabricado no México, modelo deve chegar em 2022 para rivalizar com a Fiat Toro. Veículo tem potência combinada de 193cv e é construído em monobloco


postado em 09/06/2021 08:19 / atualizado em 09/06/2021 08:34

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
A Ford lançou nos Estados Unidos sua nova picape Maverick. É isso mesmo. Enquanto você dormia, aquele esportivo estiloso da década de 1970 cedeu seu nome para um utilitário de porte intermediário totalmente novo, que naquele mercado toma da Ranger o título de menor picape da marca do oval azul.

O modelo é fabricado no México, mesma origem do Bronco Sport, que lhe empresta a plataforma em monobloco. Em um segundo momento, em 2022, a picape também será vendida por aqui pela Ford, que deixou de fabricar veículos no Brasil e passou a atuar como uma importadora.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
A origem também pode deixar a Maverick mais competitiva, já que os carros vindos do México não pagam imposto de importação, mas isto não aconteceu com o Bronco Sport! Por aqui, a picape mira na Fiat Toro, que hoje reina praticamente sozinha no segmento de porte intermediário, já que a Renault Duster Oroch é um mero coadjuvante.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
PARRUDA Como acontece com quase todos os projetos, o visual da Maverick já não era segredo, já que suas imagens foram vazadas diversas vezes. O modelo segue as linhas das demais picapes da marca, com carroceria encorpada, capô elevado, faróis em formato de “C”, além do nome do modelo escrito na tampa da caçamba.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
As dimensões da nova picape são bem superiores que as da Toro: 5,07 metros de comprimento (13cm a mais que a futura rival), 1,84m de largura (mesma medida), 1,74m de altura (7cm a mais) e 3,07m de distância entre-eixos (8cm a mais). A título de comparação, a média Ranger tem 5,35m de comprimento e 3,22m de entre-eixos.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
O painel tem desenho próprio, mas a disposição dos elementos lembram o Bronco Sport. O volante, o quadro de instrumentos com tela configurável de 6,5 polegadas e o botão giratório que comanda do câmbio são idênticos aos do SUV médio. Ainda chamam a atenção no interior algumas cabeças de parafuso aparentes, usadas propositalmente para dar um ar mais rústico à picape. A tela da central multimídia é de 8 polegadas.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
HÍBRIDO São duas opções de conjuntos mecânicos. A de série traz motorização híbrida, composta por um propulsor 2.5 a combustão interna (ciclo Atkinson) e outro elétrico, com potência combinada de 193cv. A transmissão tem câmbio CVT e tração dianteira.

Como opcional, é possível equipar o modelo com o mesmo motor 2.0 turbo do Bronco Sport, com 253cv e 38kgfm de torque,
(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
combinado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda. A suspensão traseira tem configuração multilink, enquanto as versões híbridas trazem a menos sofisticada eixo de torção.

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
NA CAÇAMBA A caçamba da Maverick tem volume de 943 litros, com capacidade de carga de 680 quilos. As dimensões internas do compartimento de carga são 1,38m de comprimento, 1,35m de largura e 1,08m entre as caixas de roda. A tampa pode ser fechada em várias posições, e existem tomadas de energia de 12V e 110V. O protetor de caçamba traz várias marcações para o usuário fazer divisões e pontos de fixação de carga. Com a ajuda de um QR Code, o usuário pode obter um manual com ideias de uso.

O modelo chega às concessionárias americanas entre setembro e dezembro, no outono dos Estados Unidos, em três versões: XL, XLT e Lariat. O pacote de segurança tem de série sete airbags, controle de estabilidade e frenagem automática de emergência. Como opcionais, é possível equipar a Maverick com sistemas semiautônomos como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de ponto cego.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação