Estado de Minas

Projeto promete instalar 30 eletropostos para recarga de veículo elétricos

Estações serão instaladas em rodovias que ligam São Paulo a Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, com carregadores ultrarrápidos e semirrápidos. Ideia é se conectar com os eletropostos de outras empresas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão


postado em 23/10/2020 07:00 / atualizado em 23/10/2020 09:09

(foto: Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt/Divulgação)
(foto: Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt/Divulgação)
Um projeto da EDP, uma empresa do setor elétrico, em parceria com as marcas Audi, Porsche e Volkswagen (responsáveis pelos testes e validações dos veículos), pretende instalar 30 eletropostos para recarga de veículos elétricos em rodovias que ligam São Paulo a Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.

O projeto Plug&Go fez sua estreia com a inauguração do primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba (SP). A previsão é que todas as estações de recarga do projeto sejam instaladas ao longo dos próximos três anos, formando a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, cobrindo todo o estado de São Paulo.

Os carregadores utilizados no posto de recarga de Caraguatatuba (localizado no Shopping Serramar, na Avenida José Herculano, 1086) são o HV160 de recarga ultrarrápida (150kW) em corrente contínua (DC) e um PC22 de recarga semirrápida (22kW) em corrente alternada (AC).

(foto: Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt/Divulgação)
(foto: Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt/Divulgação)
A estrutura tem capacidade para abastecer três veículos elétricos simultaneamente. Segundo a EDP, o tempo médio de recarga no sistema ultrarrápido para obter 100 quilômetros de autonomia é de aproximadamente 15 minutos.

De acordo com o cronograma, a implantação de mais 10 novos eletropostos tem início ainda em 2020, abrangendo as rodovias Régis Bittencourt, Fernão Dias, Bandeirantes e Anhanguera. A ideia é se conectar com os eletropostos de outras empresas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis.

O investimento do projeto é de R$ 32,9 milhões. No final, serão 29 carregadores de 150 kW (DC) e um carregador de 350 kW (DC), e mais 30 equipamentos de 22 kW (AC). Assim, cada posto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Os tipos de plugs dos eletropostos atendem à maioria dos modelos de veículos com recarga plug-in disponíveis no mercado brasileiro.

Para recarregar os veículos elétricos na rede de eletropostos, os usuários precisam primeiro efetuar um cadastro no site da EDP Smart para solicitar um cartão de mobilidade elétrica (EDP EV.Card). Com o cartão, o usuário consegue realizar o desbloqueio junto aos leitores das estações de recarga e assim liberar os conectores para abastecer seu veículo híbrido plug-in ou elétrico. Em breve, será disponibilizado um aplicativo para que os clientes cadastrados possam também desbloquear, monitorar e utilizar os eletropostos de forma digital, sem a necessidade do cartão.

De acordo com Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart, no início as recargas não serão cobradas, já que a própria definição do custo faz parte do projeto Plug&Go. Ele explicou que, quando a rede estiver implementada, haverão preços diferentes de acordo com o tipo de recarga e local do eletroposto, como são nos postos convencionais, fazendo valer a lei da oferta e da demanda.

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