Estado de Minas NOSTALGIA

Lançada há 25 anos: confira a evolução da Chevrolet S10 no Brasil

Em 10 fotos, os principais momentos da picape média em nosso mercado. Chevrolet comemora um milhão de unidades produzidas no Brasil


postado em 08/07/2020 09:26 / atualizado em 08/07/2020 10:04

O design foi impactante para quem estava acostumado com as picapes quadradonas que passaram a imperar no mercado em meados da década de 1970(foto: Chevrolet/Divulgação)
O design foi impactante para quem estava acostumado com as picapes quadradonas que passaram a imperar no mercado em meados da década de 1970 (foto: Chevrolet/Divulgação)
A Chevrolet está comemorando 25 anos da picape S10 no mercado brasileiro, tendo atingido a marca de um milhão de unidades produzidas na fábrica de São José dos Campos (SP). Deste total, 750 mil foram destinadas ao mercado interno, enquanto o restante foi exportado para países da Região. Legal é lembrar de como o modelo chegou por aqui, em 1995, e como está hoje.

Assim como sua contemporânea Ford Ranger, o design da S10 foi impactante para quem estava acostumado com as picapes quadradonas que passaram a imperar no mercado em meados da década de 1970. Para quem se interessa pelo assunto, neste link é possível ver a evolução das picapes ao longo dos últimos 100 anos usando como exemplo os utilitários da Ford, de um derivado do modelo T até a icônica Série F.

Carroceria com cabine estendida oferecia mais 37 centímetros de entre-eixos...(foto: Chevrolet/Divulgação)
Carroceria com cabine estendida oferecia mais 37 centímetros de entre-eixos... (foto: Chevrolet/Divulgação)
... além de dois banquinhos escamoteáveis na traseira(foto: Chevrolet/Divulgação)
... além de dois banquinhos escamoteáveis na traseira (foto: Chevrolet/Divulgação)
A primeira configuração vendida por aqui trazia cabine simples, motor 2.2 EFI de 106cv e câmbio manual de cinco marchas. Logo surgia a versão cabine estendida, com mais 37 centímetro de entre-eixos, com curiosos bancos escamoteáveis na traseira, além de opções de motorização turbodiesel e um V6 de 180cv.

Em 1997 a marca já oferecia a carroceria de quatro portas, exclusiva do Brasil(foto: Chevrolet/Divulgação)
Em 1997 a marca já oferecia a carroceria de quatro portas, exclusiva do Brasil (foto: Chevrolet/Divulgação)
Interior oferecia conforto, principalmente por se tratar de um utilitário(foto: Chevrolet/Divulgação)
Interior oferecia conforto, principalmente por se tratar de um utilitário (foto: Chevrolet/Divulgação)

Já em 1997 foi lançada a S10 cabine dupla com quatro portas, uma exclusividade do modelo fabricado no Brasil. Também coroou  o uso de picapes para além do trabalho a chegada da versão Executive, com acabamento mais refinado e itens exclusivos, como os bancos revestidos em couro e com ajustes elétricos para o do motorista.

Reestilização de 2000 ficou conhecida como Pitbull(foto: Chevrolet/Divulgação)
Reestilização de 2000 ficou conhecida como Pitbull (foto: Chevrolet/Divulgação)
Em 2005 design já começa a ficar 'bagunçado'(foto: Chevrolet/Divulgação)
Em 2005 design já começa a ficar 'bagunçado' (foto: Chevrolet/Divulgação)
Com o passar do tempo o modelo ganhou reestilizações – como a chamada Pitbull, em 2000, e a de 2005, já com o design bem deturpado –, motorizações – com destaque para a chegada do motor 2.4 FlexPower de 147cv em 2007 –, equipamentos – o ar-condiconado passou a incorporar a versão de entrada só em 2002 –, e acabamento.

Segunda geração foi lançada em 2012, alinhada com a irmã americana Colorado(foto: Chevrolet/Divulgação)
Segunda geração foi lançada em 2012, alinhada com a irmã americana Colorado (foto: Chevrolet/Divulgação)
Em 2012 foi lançada a segunda geração da S10, alinhada com a irmã americana Colorado. O veículo ficou maior e mais encorpado, chegando a 5,35 metros de comprimento (antes a cabine dupla tinha 5,16m). Os conjuntos mecânicos também se aprimoraram, com destaque para o motor 2.8 Diesel com duplo comando de válvulas e turbocompressor de geometria variável.

Interior ganhou requinte e veículo passou a trazer sistema multimídia com navegador GPS(foto: Chevrolet/Divulgação)
Interior ganhou requinte e veículo passou a trazer sistema multimídia com navegador GPS (foto: Chevrolet/Divulgação)
O interior também ganhou requinte. A cabine passou a contar com o sistema multimídia MyLink com leitor de CD e DVD e um navegador GPS incorporado ao sistema. Vale lembrar que esse “movimento” acometeu todos os concorrentes do segmento das picapes médias.

Picape S10 de número 1 milhão sai da fábrica de São José dos Campos (SP), sendo que 750 mil foram destinadas ao mercado interno e o restante exportado(foto: Chevrolet/Divulgação)
Picape S10 de número 1 milhão sai da fábrica de São José dos Campos (SP), sendo que 750 mil foram destinadas ao mercado interno e o restante exportado (foto: Chevrolet/Divulgação)
De lá até agora, com um milhão de picapes produzidas, vieram atualizações de estilo e a incorporação de novos equipamentos tecnológicos, como alertas de colisão dianteira e de saída involuntária da faixa, faróis com LED, acionamento do motor por controle remoto e direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação