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Confira os modelos premiados no Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá

Evento reuniu quase 300 veículos, que contam a história automotiva mundial. De clássicos luxuosos e esportivos consagrados a veículos nacionais, confira os modelos que se destacaram no encontro


postado em 11/09/2018 19:28 / atualizado em 11/09/2018 20:13

Packard Roadster 1931(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Packard Roadster 1931 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

De Araxá (MG)* -
O 23ª Encontro Nacional de Automóveis Antigos, organizado pelo Instituto Cultural Veteran Car de Minas Gerais, reuniu cerca de 300 veículos em Araxá nesse feriado de Independência. Além dos veículos mais raros e valiosos, a premiação conta a história do automóvel desde seus primórdios, como o Ford T de 1908, ano de lançamento do modelo, que mantém os faróis de carbureto. Mas quem levou o prêmio mais importante, o Troféu Roberto Lee, foi um Packard Roadster 1931. Com “pegada” esportiva (ok, para a época!), ele se destacava dos demais modelos da marca de luxo americana, que eram mais sisudos.

Ford T 1908(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Ford T 1908 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Rolls-Royce Silver Wraith 1953(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Rolls-Royce Silver Wraith 1953 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
 Cadillac 314 Coupé 1927(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cadillac 314 Coupé 1927 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Já o troféu da Federação Brasileira de Veículos Antigos foi entregue ao Rolls-Royce Silver Wraith 1953, que, além de luxuoso, tem linhas muito sensuais para um veículo da marca inglesa. O troféu Og Pozzoli, que premia a originalidade, foi para o Cadillac 314 Coupé 1927, veículo que nunca foi restaurado. Essa nova premiação é uma homenagem ao colecionador que lhe empresta o nome, um dos precursores do antigomobilismo no Brasil que morreu no final do ano passado. Todo seu acervo foi adquirido pela empresária Lia Maria Aguiar, que possui uma fundação com fins educativos. Ela aproveitou o evento para anunciar a construção de um museu de automóveis antigos em Campos do Jordão, que ainda vai contar com uma escola de restauração. A previsão é que o museu fique pronto em 2020.

Renault Voiturette (esq.) e Torpedo(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Renault Voiturette (esq.) e Torpedo (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Em 2018 a Renault completa 120 anos de “vida”, 20 deles fabricando veículos no Brasil. Para contar um pouco de sua história, a marca francesa patrocinou o evento e levou parte de seu acervo, como uma réplica do pequeno Voiturette, seu primeiro veículo fabricado. Modelos como o Dauphine e o Interlagos, que aqui foram produzidos sob licença da Willys, eram projetos da marca francesa e não deixam de ser um registro de que, indiretamente, eles estavam aqui a mais tempo. O Renault Torpedo de um expositor foi premiado, se destacando pela colocação do radiador na traseira para melhorar a aerodinâmica do cupê.

 Karmann Ghia conversível 1970 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Karmann Ghia conversível 1970 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
 Puma GTE 1963(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Puma GTE 1963 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Os veículos nacionais também foram lembrados. Um Karmann Ghia conversível 1970 ganhou o Troféu Fábio Steinbruch, que premia os esportivos nacionais. No Brasil foram feitas apenas 172 unidades dessa carroceria, sendo a unidade premiada a número 154. Um Puma GTE 1963 também chamou a atenção, com lentes translúcidas nos faróis e retrovisor cromado posicionado mais à frente que o convencional.

VW Kombi 1960 Turismo(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
VW Kombi 1960 Turismo (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Outro nacional premiado foi um impecável Santa Matilde 1986, com design assinado por uma mulher, a arquiteta Ana Lídia. Outro destaque foi uma VW Kombi 1960 modelo Turismo. Preparada para acampamentos, com toldos, cadeiras e até reservatório de água, esta versão podia ser encomendada na própria concessionaria da marca, mas a adaptação era terceirizada.

VW Fusca 1951 e Kombi 1950 (ao fundo)(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
VW Fusca 1951 e Kombi 1950 (ao fundo) (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Modelos da Volkswagen a que estamos familiarizados, só que mais antigos, trazem detalhes interessantes. A Kombi 1950 não tem janela, e a enorme tampa do motor abriga o tanque de combustível e o estepe bem acima do motor, uma mistura perigosa! Em 1951, o Fusca não tinha o prático quebra vento, mas uma abertura batizada de “gela saco” captava o ar de fora e o trazia para refrescar o interior do veículo. Outras características do modelo: janela traseira split, seta “bananinha” e caixa de ferramentas original.

Chevrolet Corvette 1954(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Chevrolet Corvette 1954 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Ford Thunderbird 1956(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Ford Thunderbird 1956 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O Chevrolet Corvette 1954 nasceu da demanda dos soldados americanos que voltaram da Segunda Guerra Mundial apaixonados pelos esportivos europeus, que a América simplesmente não tinha. Maior e equipado com motor V8, o Thunderbird 1956 foi a respostada da Ford ao Corvette.

Cadillac 1956(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cadillac 1956 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Chevrolet Belair 1956(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Chevrolet Belair 1956 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Mercury Montclair Touring 1958(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Mercury Montclair Touring 1958 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Dois modelos da General Motors, o sofisticado Cadillac 1956 e um “humilde” Chevrolet Belair 1956, revelam que naquele mercado o design estava disponível para todos. Dentro dessa linha, é possível ficar horas admirando cada detalhe do Mercury Montclair Touring 1958.

Trinca de Mercedes-Benz 300 SL: dois cupês 'Asa de Gaivota' e um roadster (ao fundo)(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Trinca de Mercedes-Benz 300 SL: dois cupês 'Asa de Gaivota' e um roadster (ao fundo) (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Um dos raros modelos em que a carroceria cupê chama mais a atenção que a conversível é o Mercedes-Benz 300 SL. Foram premiadas duas unidades da Asa de Gaivota, uma de 1956 (verde) e outra 1955 (vermelha), e um roadster 1957.

Cadillac 1941 muito bem conservado, mas nunca restaurado(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cadillac 1941 muito bem conservado, mas nunca restaurado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cadillac 1941 impecavelmente restaurado(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cadillac 1941 impecavelmente restaurado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O encontro também permitiu comparar dois Cadillacs 1941, um verde que segue a tendência de ser bem preservado, porém com as marcas do tempo, e um preto impecavelmente restaurado. Este foi o ano em que a grade do modelo foi horizontalizada, lançando tendência.

Porsche 912(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Porsche 912 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Corvette 1963(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Corvette 1963 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Chrysler Town and Country 1947(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Chrysler Town and Country 1947 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Uma curiosa unidade do Porsche 912 1968 – que era a versão de entrada da primeira geração do lendário 911 – também foi premiada no evento, caracterizado pelo motor 1.6 de 4 cilindros com 90cv de potência. Na mesma linha de curiosidades, foi apenas em 1963 que o Corvette saiu com vidro traseiro tipo split. No estilo woody, o Chrysler Town and Country 1947 tem carroceria em madeira, tipo de trabalho artesanal que já é difícil de ser encontrado.

Fiat Zagato Coupé 1951(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Fiat Zagato Coupé 1951 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O Fiat Zagato 1951 tem projeto assinado pelo italiano Ugo Zagato, mas o veículo é ainda mais raro porque foi construído pela Riva, um estaleiro de barcos.

Ferrari F50 (esq.) e F40(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Ferrari F50 (esq.) e F40 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

A cerimônia de premiação contou com um desfile de Ferraris, ao todo foram 38 no evento, finalizada com a entrada das icônicas F40 e F50.

 Nash 600 1946(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Nash 600 1946 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
 Nash Rambler 1952(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Nash Rambler 1952 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Dois modelos da americana Nash Motors foram premiados. O Nash 600 1946 é um cupê raro, já que a maioria das carrocerias importadas eram de quatro portas. O sempre curioso Nash Rambler 1952 chama a atenção por não ter caixas de roda.

Amilcar 1920(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Amilcar 1920 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Allard 1948(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Allard 1948 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Veículos para as pistas em dois tempos: o Amilcar 1920 é um monoposto francês; já o Allard 1948 é um veículo inglês com carroceria de alumínio que usava os motorzões americanos.

 Cord Phaeton 1937(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Cord Phaeton 1937 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

O Cord Phaeton 1937 foi trazido novinho para o Brasil e, além do design elegante, se destaca pelo câmbio eletro-hidráulico, tecnologia complexa e avançada.

* A convite da Renault

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