Estado de Minas

Honda Accord será o primeiro híbrido da marca no Brasil


postado em 25/10/2019 11:29

(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)
 
Montegi (Japão) - A Honda anunciou hoje, às 22h horário local, a chegada do novo Accord híbrido para o mercado brasileiro, ainda sem prazo de lançamento. O presidente da montadora, Issao Mizoguchi, está no Japão e na ocasião reforçou a proposta da montadora de até 2023 vender três modelos híbridos no Brasil. Todos importados.

O Civic poderá ser o próximo da fila para o combate direto ao Corolla? O fabricante não confirma mas tudo leva a crer que essa hipótese aconteça na mudança do veículo. Não agora. Quanto ao novo Fit, com a tecnologia híbrida apresentada no Tokyo Motor Show, na quarta-feira passada, a montadora também não revela detalhes mas todas as versões lançadas foram híbridas e não plug in. Nada de tomada para carregar o carro. O presidente da empresa confirmou que os três modelos vendidos no Brasil serão importados.

A bateria é alimentada pelo propulsor a combustão e quando você pisar no freio ou reduzir a velocidade ela recebe energia. Os elétricos trabalham de forma independente e são dominadores. Na hora de apertar o pé, acelerar mais, o combustão manda as ordens para as rodas.

O novo Accord terá dois motores elétricos mais um a combustão e as potências não combinadas são de 184 cv na gasolina entre 5 mil e 6 mil rpm e 145 cv nos elétricos aos 6200 giros. Ao contrário da proposta Toyota, a concorrente deseja entregar mais alegria para quem dirige veículos literalmente comportados, digo os modelos híbridos que apresentam como primeira proposta a economia e o rendimento. 

O veículo ainda foi escolhido para estrear a tecnologia e:HEV no Brasil, que oferece performance aprimorada em diferentes cenários de condução e permite a otimização do espaço interno, já que os componentes do sistema foram alocados de forma inteligente, compacta e segura, não ocupando o porta-malas ou a área interna do habitáculo, dentro da premissa da Honda de oferecer o “Máximo para o Homem e o Mínimo para a Máquina”. 
Sedã será o primeiro veículo com a tecnologia e:HEV no país(foto: Honda/Divulgação)
Sedã será o primeiro veículo com a tecnologia e:HEV no país (foto: Honda/Divulgação)
“Com o Accord híbrido, a Honda pretende proporcionar aos consumidores brasileiros um produto que combina baixo consumo e emissões de poluentes a um comportamento dinâmico superior”, explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.

O fun drive do Accord é dinâmico e a função “poupar gasolina” está combinada com o prazer de dirigir. Lembro que quando você aplicar o modo esportivo no botão do console central e os motores conectarem o “estilo força” o carro ganhará uma nova pegada. O SUV de médio/grande porte não tem alavanca de marchas e nem precisa porque a transmissão é CVT mas dá para se divertir sem tirar as mãos do volante e os dedos das borboletas. Na base do console, que serviria para alavanca, existem os botões de drive, neutro, marcha ré, modo eco, EV e Sport, freio de mão eletrônico e o brake hold.
(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)
No visual, o Accord com a parte sensorial Honda Sense é precisamente igual ao importado a gasolina mas será identificado com a sigla HEV a partir de agora. A Honda também promoveu o teste drive do CR-V híbrido que tem o mesmo conjunto mecânico do sedã.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação