Estima-se que a quantidade de resíduo plástico irá ultrapassar, globalmente, as 12 milhões de toneladas, até 2050. Hoje, nem todo este plástico pode ser reciclado para uso em aplicações automotivas [WINDOWS-1252?]– especialmente em peças que precisam seguir os padrões de segurança e qualidade.
Trabalhando em conjunto com a multinacional química, BASF, a Jaguar Land Rover faz parte do projeto piloto chamado ChemCycling, que recicla lixo plástico doméstico, geralmente levados para aterros ou incineradoras, e os transforma em novos materiais de alta qualidade.
O plástico é transformado em óleo de pirólise usando processos termoquímicos. Este segundo material bruto é, na sequência, introduzido na linha de produção da BASF como um substituto do material fóssil; criando, finalmente, uma liga de nível elevado que replica a performance e qualidade de plásticos [WINDOWS-1252?]“virgens”. Finalmente, ele pode ser temperado e pintado, se tornando uma solução ideal para o design de novos acabamentos internos e painéis externos em modelos da Jaguar e da Land Rover.
A Jaguar Land Rover e a BASF estão testando a fase piloto do material em um molde da face frontal do Jaguar I-PACE para verificar se segue à risca os requisitos de segurança da peça original já existente.
Com o resultado dos testes e a evolução no uso de reciclagem química no mercado, a adoção do novo material faz com que a Jaguar Land Rover possa usar plástico doméstico reciclado em toda sua gama de modelos sem quaisquer perdas em qualidade e segurança.
Chris Brown, Gerente Sênior de Sustentabilidade na Jaguar Land Rover, disse: "Plásticos são vitais para a manufatura de carros e tem seus benefícios comprovados durante a fase de uso, mas, os resíduos do plástico se tornaram um desafio global enorme. Solucionar esse problema requer inovação e conversas entre reguladores, fabricantes e fornecedores.
"Na Jaguar Land Rover, nós estamos aumentando a quantidade de material reciclado em nossos produtos, removendo plásticos de uso único ao longo de toda nossa operação, e reduzindo o excesso de lixo durante o ciclo de vida do produto. A parceria com a BASF é apenas uma das iniciativas que estamos desenvolvendo para operar numa economia."
Este é um dos exemplos de dedicação da Jaguar Land Rover em endereçar o desafio de resíduos plásticos. A empresa já colaborou com a Kvadrat para oferecer aos consumidores opções diferentes de bancos que são, ao mesmo tempo, luxuosos e sustentáveis. O material de alta qualidade, disponível inicialmente no Range Rover Velar e no Range Rover Evoque, combina uma mistura de lãs resistentes com um suedecloth técnico produzido com 53 garrafas de plástico recicladas por veículo.
A Jaguar Land Rover já está pronta para alcançar em 2020 a meta de zero resíduos em aterros para as operações no Reino Unido. Isso inclui a remoção de 1.3 milhão m² - equivalente a 187 campos de futebol [WINDOWS-1252?]– de plástico das linhas de montagem, substituindo 14 milhões de itens de plástico de uso único nas operações de negócio.
Em conjunto, esses esforços estão levando a Jaguar Land Rover para o Destino Zero; um desejo de transformar a sociedade em um lugar mais seguro, saudável e com um meio ambiente mais limpo, tudo isso por meio de um processo de inovação contínuo para adaptar seus produtos e serviços com o mundo em constante mudança. O foco da empresa é de alcançar um futuro com zero emissões, zero acidentes e zero congestionamentos.