Estado de Minas SERVIÇO

Fique atento para a revisão de São João

Antes de pegar a estrada pense que não custa nada dar uma olhadinha no carro


postado em 20/06/2019 07:00 / atualizado em 21/06/2019 15:29

Foto: Paulo Paiva/ DP
Foto: Paulo Paiva/ DP
 

Pular a fogueira é tradição, mas pular a revisão antes de pegar a estrada no feriado não dá. São João é a época do ano que todo bom pernambucano apaixonado por forró espera. Junto com ela vem as festas no interior do estado e a hora de fazer as malas e ir ao encontro de uma das mais belas festas que tem por aqui. Mas não sem antes passar em uma oficina de confiança e checar os principais itens para assegurar uma boa viagem. Revisão completa é sempre o mais indicado, mas para viagens curtas ou se o motorista não tiver tempo listamos quais os itens que não podem ser deixados de lado antes de sair da cidade. Os principais equipamentos que devem ser verificados são alinhamento, balanceamento, parte elétrica e pneus, inclusive o estepe, que são de suma importância para a segurança nas quatro rodas.

 

Frio

 

Interior do estado em época de São João vira sinônimo de frio, em algumas cidades as temperaturas já chegaram a marcar 10° C. E se o frio pode afetar as nossas articulações, as famosas juntas, com o carro mais antigo pode não ser tão diferente disso. Nesse clima tanto seu carro pode precisar de mais energia para funcionar. Se a bateria der sinais de falha, nessas situação o melhor a fazer é desligar todos os equipamentos elétricos e tentar mais uma vez. Se mesmo assim não funcionar não fique insistindo caso contrário procure um mecânico local ou assistência de alguém que possa te dar um suporte. Por isso saia de casa com antecedência para deixar o motor esquentando por algum tempo antes de sair. Observe seu veículo antes dele servi-lo pelas próximas horas. Durante esse tempo o alternador repõe a energia fornecida pela bateria para dar a partida. Depois disso, acelere.

 

Já que entramos nesse assunto, a bateria é um dos itens que mais sofre com a queda de temperatura. O frio reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos e pode fazer ela arriar. Para evitar problemas, procure sempre fazer uma revisão no sistema de partida, mantendo sempre os níveis de gasolina do reservatório, por exemplo, e checar o nível de carga da própria bateria. Se o combustível do reservatório estiver velho ou sem abastecimento, pode entupir o sistema.

 

Pneus

Foto: Julio Jacobina/DP
Foto: Julio Jacobina/DP

Pegar a estrada requer o máximo de atenção e não só nas vias. Antes mesmo de tirar o carro da garagem o motorista precisa ficar atento à alguns itens que podem ser de fundamental importância no trajeto para seu destino. Os pneus estão no topo da lista. Por serem o principal elo entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico do carro. E sua boa conservação é uma questão de garantia nas rodovias. Suas condições adequadas favorecem o bom aproveitamento dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, proporcionando maior segurança ao motorista e passageiros.

 

Calibrá-los antes de começar a viagem é o básico, o dono do veículo precisa estar atento ao estado de conservação. Pneus carecas, nem pensar!Na hora do procedimento é importante levar em consideração o peso que o veículo irá carregar, já que quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição

 

Não esqueça de incluir o estepe na inspeção. Se o reserva tiver uma ou mais bolhas é necessária a troca imediata. Esse é um indicativo de que a unidade passou por um dano estrutural irreversível na carcaça e corre o sério risco de explodir, principalmente na estrada. É nelas que o pneu é exposto a uma temperatura bastante elevada, aumentando a pressão interna.

 

Fluidos

 

Já que na estrada o esforço realizado pelo motor é maior do que nos centros urbanos, cheque os níveis e validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros. Óleo do motor e da transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio, em carros flex, são alguns exemplos dos líquidos do carro que precisam de uma atenção extra.

 

Elétrica

 

Andar por uma rodovia à noite e descobrir que um dos faróis não está funcionando corretamente pode se tornar uma dor de cabeça enorme. Sem falar na segurança. Por isso, o sistema elétrico também precisa de um cuidado especial. Cheque se lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir acidentes.

 

Sistema de limpeza

 

Não é só o bom funcionamento dos limpadores e desembaçadores que devem ser conferidos. O nível de água do reservatório deve ser checado - e completado caso necessário, e o estado das palhetas, que não podem estar ressecadas ou não farão o escoamento adequado da água. Antes de tirar o carro da garagem, limpe bem os vidros, a sujeira pode refletir a luz dificultando a visão.

 

Fogos e Fogueiras

 

Uma tradição importante dos festejos juninos são as fogueiras, também é costume soltar fogos nas ruas em comemoração à São João. Para quem tem carro, é preciso dobrar a atenção. Estacionar longe do fogaréu e ter cuidado para nenhuma bombinha chegar perto do veículo é um cuidado básico. Além de afetar a pintura do veículo, problemas maiores podem acontecer, como explosões.

 

Serviço

 

TMF Centro Automotivo

Rua Carlos Pereira Falcão, 372, Boa Viagem

Fone: 3463 – 1517

 

Centro Automotivo Ferreira Costa

Av. Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira

Fone: 3338 – 8333

 

Auto Stop Centro Automotivo

Av. Norte Miguel Arraes, 1715, Espinheiro

Fone: 3427 - 5159

 

Capa 

 Capa 

Clique para ampliar

 

Notícias

- Revisão de São João - Subaru Forester mais tecnológico - MINI comemora seus 60 anos


 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação