Estado de Minas FUTURO

Volvo faz parceria para uso de tecnologia de realidade mista no desenvolvimento de carros

A criação permite dirigir um carro real usando um headset de realidade mista, acrescentando elementos virtuais ou recursos completos que parecem reais ao motorista e aos sensores do carro


postado em 31/05/2019 12:37

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Volvo e a Varjo, empresa responsável por headsets de última geração de realidade aumentada, criaram uma abordagem de realidade mista para avaliação de protótipos, projetos e tecnologias de segurança ativa. Por meio dessa tecnologia, a parceria entre as duas empresas possibilitaram, pela primeira vez na indústria automotiva, dirigir um carro real usando um headset de realidade mista, acrescentando elementos virtuais ou recursos completos que parecem reais ao motorista e aos sensores do carro, para o desenvolvimento veicular.

O headset Varjo XR-1, lançado esta semana, apresenta realidade virtual ou foto-realista em alta resolução, melhor do que qualquer outro equipamento atualmente disponível. O XR-1 pode reduzir os prazos de desenvolvimento, trazendo uma nova forma de avaliar recursos e projetos quase que imediatamente.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Comparado ao seu antecessor, o XR-1 adiciona câmeras de alta definição ao headset e permite a realidade mista. Com isso é possível que os projetistas e engenheiros da fabricante "conduzam" os futuros carros e avaliem todos os recursos em um ambiente de simulação muitos anos antes de eles existirem, permitindo que a empresa construa os carros mais seguros com a experiência de usuário mais refinada possível.

"Com essa abordagem de realidade mista, podemos começar a avaliar projetos e tecnologias enquanto eles ainda estão literalmente na prancheta", disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação