Estado de Minas

A China e o destino Brasil em Shanghai

Entender um pouco mais sobre a proposta global dos próximos automóveis é saber que o universo híbrido e tecnológico no setor saiu da inércia


postado em 18/04/2019 15:41 / atualizado em 26/04/2019 12:38

Shanghai - O Brasil como destino no Auto Show de Shangai. A proposta global das plataformas, que passaram a gerar novos automóveis únicos, para praticamente todas as nações mostra que um detalhe ou outro no para-choque ou no info entretenimento não serão capazes de esconder o que vem pela frente.

O maior salão do mundo? Sim porque em termos de presença de marca até mesmo a Volvo, que publicamente decidiu não participar de exposições está aqui. E quanto aos exóticos? Aqueles carros estranhos? Esqueça! São minoria quase desaparecida pelo fato de ainda sobrar alguns carros conceitos futuristas e esquisitos mas fora isso, o mundo é real. A China criou a sua própria identidade e deixou de copiar as grandes marcas.

A brasileira CAOA Chery, como nenhuma outra no auto show, celebra a chegada de novos modelos, a exemplo do SUV de luxo e rico em tecnologia, Tiggo 8, com motor 1.6 turbo flex de injeção direta e do elétrico Arrizo 5 EV. A marca de excelência do grupo, Exeed também trouxe seu SUV. A empresa estuda o mercado para saber se vai ou não para o Brasil. No detalhe do Tiggo, o de sete lugares será o primeiro veículo nacional com identificação facial a bordo, inteligência artificial que identifica o condutor, oferece comandos e memoriza funções do veículo.

Mas quem também atirou certo foi a Chevrolet com os novos Onix sedan, Tracker e Trailblazer (esse último como você não conhece no Brasil). Elegantes, os dois SUVs inspirados na Blazer norte-amerericana, que tem alma do Camaro, chegam em 2020. A Ford debutou o Escape em salões e reforçou o novo Focus para o mercado doméstico. Por aqui, o Hyundai Creta aparece reestilizado (o nosso é mais bonito) assim como o sedã Sonata e o SUV Santa Fé em seu desenho chinês.

A JAC vai importar o S4 para o Brasil que será batizado de T60. A picape média T8 também vai em duas versões: a diesel, topo da gama e uma “pelada” elétrica. Na Toyota, o Rav 4 e na Mitsubishi, o foco no Eclipse e o mesmo serve para o futuro Sentra da Nissan, aqui chamado de Sylphy.

Alemães atrevidos? Nada disso. Também são donos do pedaço em suas linhas de alta performance. AMG, RS e M são cortejados como marcas dos sonhos: leia-se Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce, Maserati. O chinês de Shanghai, cidade que tem um dos metros quadrados mais caros do mundo, U$ 10 mil dólares, é empoderado, cheio da grana. As marcas revelam seus produtos da mais alta grife e por isso escolhem a China. A Audi debuta o Q3, a BMW, o X7. Na Mercedes, o conceito GLB é destaque da feira. A Porsche foi convencida pelo design coupé para seu universo SUV e vestiu o Cayenne. Conheça um pouco mais dos modelos que em breve chegam no Brasil.

Apresentado na China, mas feito no Brasil

A Chery apresentou durante o Salão de Xangai o seu novo SUV, o Tiggo 8. Apesar do modelo ter dado as caras pela primeira vez na China, a montadora confirmou que ele será produzido por aqui. A novidade completa a família Tiggo que já conta com o 2, o 5X e o 7, todos já fabricados por aqui na planta da Caoa Chery em Goiás. O novo Tiggo 8, com sete lugares, deve chegar a linha de produção no Brasil ainda este ano e no mercado no começo do ano que vem.  O motor do utilitário, que já passou por uma reestilização antes mesmo da estreia, é um 1.6 turbo capaz de entregar até 197 cavalos de potência.  O modelo inicial até foi mostrado durante o Salão de São Paulo no ano passado, mas antes da reformulação que a marca disponibilizou para o veículo


Onix ganha versão sedã na China

A Chevrolet está mostrando muitas estreias no Salão de Xangai. Além da Trailblazer com nova estrutura, a marca lançou também a nova versão do Prisma, que não tem mais essa nomenclatura. Batizado de Onix Sedan, mesmo nome inicial do hatch da marca, a novidade deve chegar ainda este ano no mercado local com um desenho bem parecido com o visto na China e deve compartilhar o mercado com a versão anterior por algum tempo ainda. Com o design parecido com o modelo anterior, as maiores diferenças ficam no interior que agora conta com um painel bicolor, que agrada no mercado asiático. Uma verdadeira força tarefa se juntou para fazer o novo Onix sedã, cerca de 1.800 pessoas de 14 países e liderada por um brasileiro, Gregório Del Rio

Mesmo nome, propostas diferentes

O novo Chevrolet Trailblazer chinês que foi apresentado durante o Salão de Xangai é bem diferente do que já estamos acostumados a ver aqui no Brasil. O modelo de lá é feito na estrutura monobloco e tem um visual mais descolado que lembra o Blazer americano. A aposta é atrair um público mais jovem, principalmente com a versão Red Line, que conta com detalhes vermelhos e pretos nas rodas. Sem muitos detalhes sobre a novidade, a marca disse apenas que se inspirou no conceito FNR-CarryALL, que foi mostrado no Salão chinês do ano passado. Mas, apesar da nomenclatura e da proposta, o modelo, como foi apresentado não deve chegar por aqui, que provavelmente vai seguir mantendo a construção chassi-carroceria.

Irmãs gêmeas?
Com diferenças sutis, a Tracker se distoa da Trailblazer pela proposta compacta. Inclusive, é o primeiro dos automóveis exibidos na China para desembarcar no Brasil.  O SUV compacto da Chevrolet chega aqui em 2020. A nova geração tem visual renovado e inspirado na nova Blazer, que também está sendo mostrada na mostra chinesa. O Tracker Redline, modelo das fotos, tem uma aparência ainda mais dinâmica, com as “borboletas” da Chevrolet pintadas em preto na frente e atrás, grade preta clássica e rodas pretas de 17 polegadas e outros elementos vermelhos e pretos exclusivos da versão.

Aposta elétrica da Renault

Durante o Salão de Xangai a marca francesa apresentou o novo Kwid elétrico. Apresentado pela primeira vez, ainda como conceito no Salão de Paris do ano passado, o modelo chega a sua forma final durante o Salão chinês. Batizado de K-ZE, a marca demonstrou interesse em trazer o compacto para o Brasil. Com poucos detalhes técnicos divulgados, o que se sabe até agora é que o elétrico levará somente 50 minutos para carregar a até 80% em um carregador rápido e até 4 horas para carga completa em uma rede doméstica com 220V. Entre os itens já confirmados estão câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia com tela de oito polegadas, conectividade wi-fi 4G, reconhecimento de voz, luzes diurnas de LED e sistema de controle de qualidade do ar.

Ostentação no visual

Com o nome de Sylphy no mercado chinês, o novo Sentra ostenta um novo visual e apresenta as mais recentes tecnologias Nissan Intelligent Mobility para proporcionar aos condutores maior conectividade, conforto e confiança. Assim como o Versa, o irmão maior só deve chegar por aqui em 2020, como linha 2021. O carro é alimentado pelo novo motor 1.6 atualizado com transmissão Xtronic. Não foram dados detalhes da motirização. As novas tecnologias de powertrain aumentam a estabilidade do motor e a eficiência de combustível. A direção, a suspensão e a rigidez do corpo também foram aprimoradas para melhorar o manuseio e proporcionar uma sensação de direção mais sólida. Agora mede 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.



Territory: a promessa da Ford

A Ford trouxe ao Salão de Xangai o Territory, seu modelo de destaque no Salão do Automóvel de São Paulo. Maior que o EcoSport, o modelo SUV foi desenvolvido na China, em parceria com a Jiangling Motors Corporation (JMC). A promessa da Ford é de trazer o utilitário ainda neste ano e tentará chegar ao mercado brasileiro, juntamente com o novo Volkswagen tarek, para concorrer com o Jeep Compass. A expectativa do público é que a marca lance uma versão híbrida do Territory, destacando-se no segmento. O modelo ficará posicionado entre o EcoSport e o Edge, sendo uma opção de SUV médio da Ford e intermediário no tamanho, como também no preço. O Ford Territory apresentado na China tem, no quesito design, linhas marcantes nas laterais, além de um aparente espaço entre-eixos maior que o Jeep Compass. Seu motor é 1.5 com três cilindros turbinado, e porte imponente, pronto para competir entre os SUVs.


VW prepara mais um SUV

A Volkswagen traz ao Salão de Xangai mais pra família dos SUV. Apresentado como Tharu, mas conhecido no Brasil como Tarek, é um veículo fabricado na Argentina - e será trazido para comercialização no Brasil - tem médio porte e tem design mais discreto, sem perder a elegância. Apesar de ser um SUV, o Tarek tem seu visual singular, distinguindo-se do recém lançado T-Cross. O Tarek, está no Salão de Xangai com um belo teto solar,  tração nas quatro rodas  e a parte interna conta com, além de muito espaço, uma central multimídia e painel digital. O modelo é apresentado pela marca alemã como componente de um grande projeto: dominar o segmento dos SUVs. Para isso, a Volkswagen já lançou o Tiguan, T-Cross e em Xangai o Tarek. Até o final de 2020 mais dois veículos tipo SUV serão apresentados ao mundo. Com o lançamento, a Volkswagen posiciona o Tarek entre o T-Cross e Tiguan para chegar ao mercado de maneira ofensiva contra o Jeep Compass, que faz sucesso no mercado automotivo do segmento no Brasil.

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