Estado de Minas MERCADO

Toyota pode tirar suas fábricas do Reino Unido

Caso o país saia da União Europeia (UE) sem acordos ou garantias, a fabricante pretende retirar-se como fez a Honda


postado em 14/03/2019 10:06

Fábrica da Toyota. Foto: Toyota/Divulgação
Fábrica da Toyota. Foto: Toyota/Divulgação
A Toyota, principal montadora do Japão, cogita deixar o Reino Unido em caso de uma separação do país da União Europeia (UE) sem um acordo com garantias, afirmou à imprensa nipônica o diretor da Toyota Europa.

"Se o ambiente para os negócios se tornar muito, muito difícil, entre as opções também deve figurar uma saída", afirmou Johan Van Zyl antes de sua chegada ao Salão do Automóvel de Genebra, de acordo com o jornal econômico Nikkei.

Segundo o jornal, Van Zyl também citou outras possibilidades, como uma redução da produção ou dos investimentos. Um porta-voz da Toyota em Tóquio confirmou à AFP o teor das declarações de Van Zyl à imprensa, ao explicar que foram "declarações gerais" em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de abandonar o território britânico.

A Toyota tem mais de 3.000 funcionários em duas fábricas na Grã-Bretanha. "Um Brexit duro não é desejável", disse Van Zyl ao se referir sobre um acordo que não dê garantias a fabricante japonesa.

No mês passado, a também japonesa Honda anunciou o fim de sua produção em território britânico, com o fechamento de sua fábrica em Swindon em 2021. O local, a única fábrica da montadora japonesa na Europa, é a principal fonte de empregos da cidade do sudoeste da Inglaterra, com 3.500 funcionários.

A menos de um mês da data oficial do Brexit, as conversações entre negociadores britânicos e europeus permanecem estagnadas, o que aumenta o risco de que os deputados britânicos voltem a rejeitar o acordo de divórcio.

Enquanto fabricante japonesa Honda anuncia a finalização, até 2021, das produções em território britânico, no Brasil a tendência é outra. Em comunicado, a Honda anunciou investimento de R$ 500 milhões em produção de novos equipamentos e reestruturação do maior polo industrial de motos do Brasil. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação