Estado de Minas FISCALIZAÇÃO

Governo estuda utilizar "drogômetro" em motoristas

A ideia foi confirmada pelo chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas


postado em 11/02/2019 12:51 / atualizado em 11/02/2019 13:42

Bafômetro em blitz. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D. A Press
Bafômetro em blitz. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D. A Press

O famoso teste do bafômetro poderá ter um novo companheiro de Blitz, o teste do “drogômetro”. A pretensão do Governo adicionar o teste para avaliar se o motorista consumiu drogas foi confirma, em entrevista ao jornal O Globo, por Luiz Roberto Beggiora, atual chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 

De acordo com secretário, o teste poderá identificar uma gama de entorpecentes. “Além dos etilômetros, que detectam o uso de álcool, já popularizados nas blitzes de trânsito, a ideia é implantar os ‘drogômetros’. Eles são capazes de identificar se o condutor utilizou maconha, cocaína, ecstasy e outros entorpecentes”, declarou Luiz Roberto. 

Para que o plano seja colocado em prática, o secretário afirma que tecnologias que utiliza a saliva já estão sendo testadas para o uso nas ruas. Esse modelo de fiscalização é usado em diversos países, como  França, Estados Unidos e Itália. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação