Estado de Minas CES 2019

Nissan confirma na CES o Kicks híbrido para 2020 no Brasil

Será a grande investida da marca no mercado


postado em 10/01/2019 15:38

A CES transporta você para um lugar do planeta habitado por gente que não olha para trás. Por start ups do futuro e pelas empresas que lançam produtos, tecnologia palpável. A Nissan mostrou o invisível em duas aulas, na última terça-feira, foi firme na chegada do Leaf e+ de maior autonomia, cerca de 380 quilômetros, 40% a mais com bateria maior e vendas e preço até o fim do semestre só para os Estados Unidos. O carro já circula no Japão.

Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil, na plateia, traduzia “a invisibilidade”, ferramenta que auxilia o motorista em diversas situações. Em dias de chuva, por exemplo, com visão comprometida, o sistema faz uma leitura de rota, identifica o que pode vir pela frente e, na regra, aponta o caminho para você se dar bem. Outro barato e bem usual funciona na procura por vaga para estacionar em lugares disputados. Isso vai deixar de ser problema porque a tecnologia rastreia até mesmo o movimento de saída do veículo e o motorista vai parar sossegado. Resuminho básico pra gente entrar em outra história.

Confirmadíssimo o Kicks e-power para o Brasil em 2020. Será a grande investida da marca no mercado. É a nova fase do planejamento global de eletrificação e mobilidade da empresa. Marco Silva falou que a meta da Nissan em 2022 é vender por ano, em todo mundo, um milhão de unidades elétricas e híbridas. O plano de testes já está rodando pelas ruas brasileiras e o namoro mecânico entre o motor elétrico e o gerador a combustão é um caso de amor inseparável.

Mas percebi também que o objetivo não vai parar pelo suvinho. O projeto promete incluir o Sentra como modelo híbrido para concorrer com o futuro Corolla Altis nessa mesma categoria. Quanto ao March e Versa vão passar por mudanças em 2020 com alterações de design e conectividade, afirmou o presidente.

O 100% elétrico Leaf, em pré-venda, já chegou a marca de 15 unidades. “Nossos estudos estão no caminho certo”. Para 2019 a Nissan adiou a chegada do X-trail híbrido. O SUV apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, foi aprovado, entrou na rota, mas os japoneses vão esticar um pouco mais a sua chegada.

Autônomo
Nível 4. Todo mundo só fala disso no pavilhão norte da Consumer Eletronics Show. Nessa configuração o carro não vai depender do homem para se deslocar e, em junho do próximo ano, no Japão, a montadora vai colocar o veículo nas ruas. Infelizmente o Brasil não se adequa, ainda não tem legislação sobre o tema, muito menos infraestrutura de sinalização para você ouvir as crianças gritarem: “o motorista sumiu”.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação