Estado de Minas CES 2019

Nissan e a nata da tecnologia

Montadora apresenta sua proposta para o universo autônomo e nova versão para o Leaf Nismo


postado em 09/01/2019 17:35

A Nissan ostenta tecnologia na CES 2019. É que durante o evento, que está acontecendo em Las Vegas, a montadora exibiu, entre outras coisas, o conceito Invisible-to-Visible (I2V ou Invisível para Visível) e o Leaf Nismo RC. O carro demonstra o potencial da tecnologia zero emissão da Nissan atrelado a alta performance. Já a tecnologia revela a visão da empresa para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

 

(foto: Nissan / Divulgação)
(foto: Nissan / Divulgação)

 

Com dois motores elétricos, tração nas quatro rodas e carroceria com design agressivo, o Leaf Nismo RC, que é especialmente feito para as competições, demonstra como a tecnologia de veículos elétricos da Nissan pode entregar muita potência combinada à silenciosa propulsão zero emissão. Ele apresenta uma série de componentes mais leves e uma estrutura monocoque de fibra de carbono de competição, permitindo que ele tenha um peso de apenas 1.220 kg. Já a relação peso-potência resulta em uma performance impressionante de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos, ou seja, 50% mais rápido do que o modelo anterior.

 

(foto: Nissan / Divulgação)
(foto: Nissan / Divulgação)
 

 

Já o I2V dará apoio aosmotoristas ao mesclar as informações dos sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem. Essa tecnologia mapeia um espaço virtual de 360 graus ao redor do carro para fornecer informações sobre a situação das ruas e cruzamentos, visibilidade, sinalizações, assim como pedestres no entorno. O I2V ainda consegue conectar os motoristas e passageiros com pessoas no mundo virtual Metaverso. Isso permite que famílias, amigos e outras pessoas apareçam dentro do carro como avatares tridimensionais e em realidade aumentada para fornecer companhia ou dar assistência. Ele também pode comunicar ao motorista as condições específicas da estrada à frente, eliminando os fatores desconhecidos para reduzir o stress de dirigir. O I2V também dá sugestões alternativas, como em relação à qual faixa da estrada está com o trânsito melhor, utilizando o mapeamento de dados em tempo real via Omni-Sensing. Ao chegar a um destino, o I2V pode acessar o SAM para fazer uma busca na área por lugares de estacionamento e até estacionar o veículo para o condutor em situações que exigem manobras difíceis.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação