Estado de Minas SUV

Land Rover apresenta o novo Evoque 2019

Segunda geração do utilitário de luxo da Land Rover é revelada, e chega com um desenho mais ousados e mudanças internas


postado em 26/11/2018 09:30

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
A Land Rover acaba de apresentar, nesta semana, em Londres, a segunda geração do Range Rover Evoque. O SUV, que teve a primeira versão revelada há longos sete anos atrás, ressurge com nova reestilização e segue alguns padrões já adotados em seus “familiares”, como o Velar e o Sport. 

No design, o modelo chama atenção. Afinal, é notável os faróis e lanternas, que já eram afilados, porém ficaram ainda mais estreitos. As maçanetas aparecem mais “escondidas” nas portas, e são projetadas na hora de destrancar. Os para-choques passaram a ficar mais arredondados, dando a impressão de que a dianteira está mais alta. Apesar das modificações, a marca ainda manteve as tradicionais linhas de cintura ascendente e de teto descendente.  

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
Na cabine, a marca afirma ter escolhido materiais de melhor qualidade. O visual, como não poderia deixar de ser, também foi inspirado no Velar, principalmente em alguns elementos como volante, painel (com duas telas) e central multimídia. Com tantas inovações, a mecânica não poderia ser diferente. Pela primeira vez o Evoque será comercializado em versões híbridas, com possibilidade de carregamento na tomada (plug-in). Todas as versões com câmbio automático terão um inédito sistema híbrido leve. 

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
Praticidade ao volante e motor amigo da natureza

O funcionamento consiste no aproveitamento da energia que normalmente é desperdiçada durante a desaceleração. Ao usar um gerador integrado à correia do motor, armazena-se a carga em uma bateria sob o assoalho. Em velocidades abaixo de 17km/h, o motor do carro é desligado, enquanto o motorista aplica os freios. Quando retirado o pé do freio, a energia guardada é usada para auxiliar o motor nas acelerações, fazendo com que o consumo de combustível seja reduzido. Os propulsores são 2.0 de 4 cilindros. A diesel, a potência pode ser de 150 cavalos, 180 cv ou 240 cv. Com gasolina, os motores entregam 200 cv, 250 cv, ou 300 cv.

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
Com o passar dos tempos, o quesito tecnológico tem sido explorado com bastante frequência pelas grandes montadoras. No Evoque, a Land Rover implantou a conexão Apple CarPlay, espelhando o conteúdo de smartphones Iphone. Isso, segundo a empresa, com o uso de uma nova plataforma, é possível aprimorar diversos pontos. 

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
O entre-eixos cresceu 2 cm, enquanto a capacidade do porta-malas aumentou para 591 litros. Outro incremento é na capacidade de transpor alagamentos, de 50 cm para 60 cm.

Dentre todas, a novidade mais legal, provavelmente, é um sistema que projeta imagens de uma câmera frontal na central multimídia. Com ela, o capô se torna “transparente”, ajudando o motorista em manobras - principalmente em trilhas. A tecnologia havia sido mostrada de forma conceitual em 2014, e chega a um modelo de produção pela primeira vez. 

(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
O lançamento na Europa já tem data marcada: será no início de 2019. O crossover de luxo deve chegar em terras brasileiras, através da produção em Itatiaia, no Rio de Janeiro.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação