Estado de Minas SALÃO DE SÃO PAULO

Chery aposta nos SUVs

Marca chinesa apresentou os Tiggo 5X, 7 e 8 de uma vez só durante o Salão de São Paulo


postado em 17/11/2018 09:00 / atualizado em 19/11/2018 10:59

A motorização do Tiggo 5X, que chega às concessionárias ainda este ano, apresenta um propulsor 1.5 turboflex capaz de desenvolver até 150 cavalos(foto: Jorge Moraes/ DP)
A motorização do Tiggo 5X, que chega às concessionárias ainda este ano, apresenta um propulsor 1.5 turboflex capaz de desenvolver até 150 cavalos (foto: Jorge Moraes/ DP)
 
Durante o Salão de São Paulo, que chega ao final amanhã, a Chery mostrou que para a montadora tamanho é documento, sim. Isso porque a aposta deste ano foram os utilitários. Ao total foram três modelos apresentados, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, com propostas diferentes e que pretendem atender parcelas diferentes do mercado.

Todos os SUVs mostrados pela Caoa Chery no Salão são equipados com motor turboflex e transmissão automatizada de dupla embreagem, com produção nacional, na fábrica de Anápolis (GO). A marca ainda não divulgou os valores de mercado. Atualmente, a marca que mantém sua parceria nacional com a Caoa há aproximadamente um ano, já comercializa um modelo, o Tiggo 2, que foi apresentado em abril e que tem como principal concorrente o Ford EcoSport, principalmente por conta das suas dimensões, e que é produzido na fábrica de Jacareí, em São Paulo, planta esta que também será responsável por montar o sedã Arrizo 5.

A motorização do Tiggo 5X, que chega às concessionárias ainda este ano, apresenta um propulsor 1.5 turboflex capaz de desenvolver até 150 cavalos, o mesmo utilizado no Arrizo 5, porém com algumas modificações, como o ajuste para render mais torque, 21,4 kgfm a 1.750 rpm, contra 19,4 kgfm a 1.500 rpm do sedã. A tração disponível é sempre dianteira.

O SUV menor possui, entre os itens de segurança e tecnologia, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes diurnas em LED, partida por botão, freios a disco nas quatro rodas, central multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, sensores traseiros de estacionamento, entre outros. Enquanto isso, o Tiggo 7, que já tem data para figurar no mercado, janeiro de 2019, possui dimensões maiores, para competir principalmente com o Jeep Compass, com uma pegada mais premium.

Em relação aos itens de série, o Tiggo 7 acrescenta, em relação ao 5X, lanternas traseiras em LED, ar-condicionado de duas zonas, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, bancos dianteiros com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e alerta de ponto cego, além do teto panorâmico que é solar com abertura elétrica.

E, para finalizar a exposição de SUVs no estande da Caoa Chery, o Tiggo 8, que deve entrar no mercado local entre o fim de 2019 e começo de 2020, é a aposta da marca para grandes famílias. Isso porque o modelo dispõe de sete lugares, com medidas que dão conta de 4,7 metros de comprimento, 1,86 metros de largura, 1,75 metros de altura e 2,71 metros de entre-eixos.
Os principais concorrentes do modelo são Lifan X80 e Volkswagen Tiguan Allspace.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação