Duas rodas

Curso de pilotagem defensiva é oferecido gratuito em Pernambuco

Os interessados devem acessar o site do Detran-PE e se inscrever no formulário disponível no site. Quem concluir o curso, receberá uma certificação emitida pelo Detran-PE

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/09/2018 08:33 / atualizado em 17/09/2018 08:42 Thays Martins /Diario de Pernambuco


A manobra do oito é abordada na aula prática do curso - Paulo Maciel/Divulgacao A manobra do oito é abordada na aula prática do curso
 
 
Ao ser habilitado para pilotar motocicleta, é inevitável ouvir de familiares e amigos recomendações e comentários que refletem preocupações relacionadas ao trânsito caótico e aos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Honda Motocicletas, oferece um curso de pilotagem defensiva, que tem o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, buscando uma condução sempre correta e segura para minimizar os riscos de acidentes de trânsito.
 
Segundo Aurino Nascimento, chefe da Unidade de Cursos da Escola Pública, o curso de pilotagem defensiva, que ocorre na capital e Região Metropolitana, são oferecidos de segunda à sexta-feira. “Nosso planejamento é para que sejam montadas 20 turmas no Recife e Região Metropolitana (RMR) ao longo de todo o ano. Além disso, são realizadas caravanas no interior do estado, que ocorrem, geralmente, nos finais de semana para descentralizar o curso de pilotagem defensiva”, enfatizou Aurino.
 
A avaliação é realizada pelo Estágio de Pilotagem Tática (EPT), através da aplicação dos exames de reação e análise dos percentuais de desempenho dos participantes do curso. O educador utiliza as mais variadas estratégias para abranger o perfil de aprendizagem da turma, tendo como referência os objetivos da aula e do curso. A avaliação de aprendizagem deverá ser contínua e determinar possíveis mudanças no roteiro planejado pelo professor.
 
O curso chega em um momento oportuno. É que a seguradora Líder, responsável por administrar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), divulgou dados alarmantes: entre janeiro e novembro de 2017, houve um decréscimo de 9% de indenizações em relação ao mesmo período de 2016. Dentre as indenizações, o levantamento aponta que os acidentes com motocicletas foram responsáveis por 74% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT. A região Nordeste segue com o maior número de casos de acidentes envolvendo este tipo de veículo, que responde por 63% das mortes no trânsito na região.
 
Tendo em vista esses dados, o Detran de Pernambuco e a Honda pretendem diminuir as estatísticas tendo como público-alvo cidadãos pernambucanos, de qualquer gênero, habilitados na categoria “A”. O curso é ofertado no Recife e Paulista mensalmente, mas com número limitado de 40 vagas, sendo ministrado em 4 horas de aula. Os interessados devem acessar o site do Detran-PE e se inscrever no formulário disponível no site do órgão.
 
SAIBA MAIS

Principais assuntos da aula prática:

 Postura correta do condutor no veículo;
 Frenagem segura;
Slalon simples e duplo: sentado;
Alameda simples: sentado;
Manobra do oito: sentado;
Labirinto simples: sentado;
Corredor grego: sentado;
 
Principais assuntos da aula teórica:

Conduzindo em situações de risco;
A responsabilidade do condutor de veículo de maior porte em relação aos de menor porte;
Posicionamento da Motocicleta na Via;Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro e/ou cargas;
 
 

Tags: kawasaki ninja h2r esportiva superesportiva moto motocicleta quatro cilindros em linha compressor aerodinâmica piloto pilotagem

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
17 de novembro de 2018
16 de novembro de 2018

Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe