Compra

Como fazer a escolha certa do automóvel

Antes de bater o martelo, é importante fazer alguns testes para decidir qual carro levar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/09/2018 07:46 / atualizado em 10/09/2018 14:40 Débora Eloy


Considerado o segundo maior bem de uma pessoa, depois de um imóvel, a compra de um carro pode ser um desafio para muita gente. Depois de passar pelo obstáculo de conseguir o dinheiro para o investimento, é preciso estudar qual o carro que se encaixa melhor no seu perfil e a melhor forma de descobrir é testando!

Na hora de pegar o carro da concessionária para dar uma volta, é preciso ficar atento à diversos detalhes para garantir que a compra não trará futuras dores de cabeça. É nisso que o DP Auto vai te ajudar nesta edição!

Mas, antes mesmo de tirar o veículo da loja, já é possível observar alguns aspectos com o carro parado. Abra o porta-malas e veja se o espaço agrada e se tem capacidade suficiente para as suas necessidades. Acomode-se no banco do motorista, do passageiro e, se possível, até nos bancos traseiros, dessa forma você po  derá confirmar se o automóvel é confortável. Aproveite esse momento para conferir se bancos e volante possuem ajustes.

Nessa inspeção da cabine cheque também todos os porta-objetos que o veículo dispõe, se eles comportam objetos diários como carteira e celular. Falando nele, verifique também onde está localizada a tomada. E, por último, confirma o acabamento interno.

Depois de fazer todas as checagens com o carro parado chegou a hora de escolher, se possível, o trajeto ideal. Converse com o vendedor que estiver te atendendo e explique para ele quais as suas necessidades para o dia a dia, dessa forma ele poderá encontrar nas proximidades condições de trânsito que se assemelham as suas e várias outras. Caso haja tempo, antes de ir na concessionária dê uma volta nas proximidades para saber qual o melhor trajeto a ser percorrido.
Curvas podem atestar a estabilidade. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press - Paulo Paiva/DP/D.A Press Curvas podem atestar a estabilidade. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Asfalto irregular, vias com lombadas físicas e quebra-molas podem ajudar a testar suspensão, conforto de rodagem e isolamento acústico do carro. É importante ficar atento se o veículo bate os raspa no chão ao passar por esses obstáculos. Curvas também ditam a quantas anda a estabilidade do carro, mas vale a dica, mantenha uma estabilidade média.
Vias livres servem para testar a potência do motor nas acelerações e ultrapassagens. Foto: Paulo Paiva / DP - Paulo Paiva / DP Vias livres servem para testar a potência do motor nas acelerações e ultrapassagens. Foto: Paulo Paiva / DP

Caso tenha tempo e disponibilidade, teste fazer uma baliza, essa prática consegue mostrar a maciez da direção e, caso haja, a definição da câmera de ré. Se puder passar por uma via livre, como uma BR sem congestionamento, acelere para verificar a potência do motor e sua força em um caso de ultrapassagem e retomada. Para verificar a resposta do carro e a aceleração, preste atenção nas saídas do semáforo.
Semáforos ajudam a verificar a retomada do veículo. Foto: Julio Jacobina/DP - Julio Jacobina/DP Semáforos ajudam a verificar a retomada do veículo. Foto: Julio Jacobina/DP

Se for um veículo para a família, leve-a com você! Troque os motoristas habilitados, caso o carro também possa ser utilizado pelo cônjuge ou pelos filhos. Seguindo essas dicas, não tem como errar na hora de escolher o automóvel perfeito.
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
17 de novembro de 2018
16 de novembro de 2018

Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe