Serviço

Conjunto do pneu é essencial para a conservação

Componentes como bico, válvula e tampinha, é fundamental para assegurar a pressão dos pneus

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/08/2018 09:23


Roberto Ramos/Aqui PE/D.A Press


A preservação do pneu está ligada a diversos fatores além da borracha. Peças pneumáticas como bico, válvula e tampinha estão diretamente ligadas à  pressão ideal do componente, assim como a conservação do pneu. 
 
O bico tem a função de preservar a válvula. Feito de borracha ele deve sempre estar alinhado de forma perpendicular com o aro da roda e nunca deve ser puxado para fora com força. "Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente, quebrar o elemento, ocasionando vazamentos", explica Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear.

Outros agentes que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da roda, a umidade e a urina de animais. "Por ter pH mais ácido, a urina do bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão", reforça Zacarias. Com isso, é recomendado que os motoristas troquem os bicos no momento da substituição dos pneus.

No interior do bico há uma válvula, responsável por controlar a entrada e a saída da pressão. Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode ter seu funcionamento prejudicado com um simples grão de areia ou até mesmo com a entrada de graxa ou óleo. "Água jogada na direção do sistema já é o suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o conjunto", acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é extremamente importante. Ela tem a função defensiva, inibindo a entrada de componentes estranhos na válvula, e preventiva, fazendo com que o ar interno não saia em situação de mau funcionamento do bico, segurar o ar interno e assegurando a pressão correta dos pneus.

5 dicas valiosas para não perder a pressão:

1 - Verifique sempre na hora de calibrar se todos os bicos estão com as tampinhas. Lembre-se que elas são fundamentais para segurar o ar e proteger o sistema de avarias;

2 - Para calibrar os pneus, utilize a indicação do manual do proprietário. A pressão que está marcada no costado do pneu serve somente para indicar qual a calibragem máxima que o pneu suporta;

3 - Sempre que fizer a substituição dos pneus, aproveite para trocar bicos e válvulas;

4 - Não puxe, entorte ou estique o bico sem necessidade. Procure manobrar o carro sempre em uma posição próxima do calibrador;

5 - Evite a urina de cachorro. Se você mora em locais com muitos animais de estimação, procure capas de proteção para pneus.

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
19 de setembro de 2018
18 de setembro de 2018
17 de setembro de 2018