Estado de Minas USADO DA VEZ

Uno é econômico desde o primeiro lançamento

Compacto é o carro que a Fiat não consegue substituir. Chegou em 1984 e até hoje ainda é sucesso no mercado automotivo


postado em 23/07/2018 09:26 / atualizado em 23/07/2018 10:50

(foto: Paulo Paiva/ DP)
(foto: Paulo Paiva/ DP)
Surgido no Brasil em 1984, o Fiat Uno ainda é considerado um dos queridinhos dos brasileiros. Não é difícil encontrar quem deseje ter uma opção do compacto como o primeiro carro da vida. A primeira geração, que foi produzida até 2013, tem nome e sobrenome Uno Mille, e é o mais procurado quando o assunto é usado.
 
Com um visual antigo, ou retrô para alguns, dentre as diversas versões, o Mille parece, ainda, ser o melhor quando se coloca na balança o custo-benefício. “É um veículo resistente. Como não existe mais no mercado para novos, a procura aumenta entre os seminovos. Para quem trabalha na cidade, a economia de combustível é mais um atrativo”, explica a vendedora da Fiori Fiat, Danielle Alves.
 
Uma curiosidade é que o seu projeto data de 1970, quando ele foi concebido, ainda no papel, lá na Europa. Por aqui, o compacto foi responsável por suceder o Fiat 147. A nova versão, repaginada, só apareceu em 2010, com foco nos países da América Latina e conviveu, nas linhas de produção com a primeira geração até 2013.
 
Uno Mille é o mais procurado entre os usados. Foto: Fiat / Divulgação
Uno Mille é o mais procurado entre os usados. Foto: Fiat / Divulgação
Projetado para ser um veículo de conceito simples, mas moderno, a primeira versão do Fiat Uno contou com um motor transversal, com tração dianteira e suspensão McPherson com mola helicoidal na parte da frente. O modelo também recebeu títulos ao longo de sua carreira, como foi o caso do Carro do Ano na Europa no ano em que chegou por lá, 1983.
 
O sucesso do Fiat Uno começou em 1990, quando os motores entre 800 e 1000 cc tiveram a alíquota de IPI reduzida. Dessa forma, a marca disponibilizou para o mercado brasileiro a versão 1.0. A partir daí o Mille se tornou referência de veículo popular.
 
Mas não é só a primeira opção que é procurada nas concessionárias e lojas de veículos usados. O Uno Vivace, mais completo, também é uma boa opção. “O custo-benefício também entra nos atrativos dessa versão. O Vivace é mais procurado por quem não dispensa o conforto de ar-condicionado e vidros e travas elétricos. É possível encontrar uma opção a partir dos R$ 22 mil”, destaca Danielle.
 
A escolha de um Uno como o primeiro carro não é à toa. “É um carro com uma manutenção mais em conta, uma vez que é fácil de encontrar peças. Sendo assim, até a revisão também sai mais em conta para o bolso”, aponta a vendedora.

 
Mas, como o modelo é bem quisto como o primeiro, ainda existe outro atrativo para quem opta pelo compacto. “O valor de revenda é bem em conta entre os usados”, finaliza Danielle.
 
Até mesmo, os modelos mais recentes do Uno, como é o caso do Evolution, possuem atrativos que agradam aqueles que procuram um veículo de entrada. “Ele é mais completo, possui uma boa dirigibilidade, algumas versões contam até com direção elétrica. Sem falar no conforto e qualidade que um Uno oferece”, finaliza Danielle.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação