Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 22/07/2018

Jornalista comenta a importância da construção de eletrovias e o pontapé inicial dado pela cidade de São Paulo


postado em 23/07/2018 09:07

A eletrovia é parte da nova fase elétrica

Por mais simbólico que seja o gesto, já está valendo. A BMW inaugura uma nova fase na história dos elétricos no país. A batizada “eletrovia” recheia com seis pontos de recarga, no percurso de 430 quilômetros que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro, a rodovia Presidente Dutra. Qualquer veículo tipo plug in, que use a tomada para abastecer poderá parar nos “postos de assistência” e dar aquela carga rápida para cumprir o percurso. O prazo gratuito do serviço será de seis meses e a ideia é ampliar um novo mercado que já nasceu e promete ser maior, a partir do fim do ano, com o ingresso dos novatos no Brasil. Anote aí o Jaguar I-Pace e seis meses depois o Nissan Leaf. A grande massa de consumidores ainda espera por elétricos mais em conta e torcemos que os chineses façam isso por aqui. Lembrem-se que eles são os “donos” das baterias que normalmente oferecem oito anos de garantia. Vamos torcer para que novas rotas dos elétricos apareçam, o que de fato, deve acontecer em mais dois anos. Imagine que o novo mercado vai criar um motorista que vai deixar de abastecer e o posto de gasolina/etanol/diesel vai se tornar paisagem pra muita gente.
 
Nova Burgman 125 deve demorar para chegar ao Brasil. Foto: Sajjad Hussain / Divulgação
Nova Burgman 125 deve demorar para chegar ao Brasil. Foto: Sajjad Hussain / Divulgação
Nova geração

Estava na hora. A Suzuki apresentou a nova Burgman 125 com mais robustez. O modelo foi apresentado na Índia com um novo motor que entrega até 8,7 cavalos com um câmbio automático CVT. Para o mercado brasileiro a ideia é que demore ainda um pouco mais.

Auto Motor

Domingo, às 10h, é dia de Auto Motor na Band Tribuna e nele vamos destacar o protótipo do Nissan GT-R que está em Goodwood e na dica de oficina fique ligado no retorno do seu carro do período das férias da garotada.

Recorde na Volks

Com o crescimento no número de vendas no mundo todo, o Grupo Volkswagen conseguiu bater um recorde na comercialização no primeiro semestre. Ao todo, foram 5,5 milhões de veículos vendidos de janeiro a junho.

Patente registrada

A Honda Motos registrou a nova CB 1000R aqui no Brasil. A última renovação do modelo aconteceu em 2017, quando ele ganhou um novo visual misturando o moderno e o clássico. Na ocasião o motor também foi reformulado para entregar 145,5 cavalos.

Tecnologia para ônibus

A Mercedes-Benz lançou mais uma novidade. Dessa vez trata-se do piloto automático adaptativo para ônibus rodoviários. A novidade possui um sistema que acelera e freia sem a intervenção do motorista, mantendo uma distância segura do veículo da frente.

Comemoração

Opala comemorou 50 anos de existência. Um dos clássicos nacionais, o sedã foi o primeiro automóvel produzido pela Chevrolet no Brasil, em 1968. Em São Paulo houve uma comemoração que reuniu 700 exemplares do modelo. Por aqui bem que a turma poderia vibrar mais.

Moto Compartilhada

O 4Ride Motorcycle é uma das pioneiras no Brasil a oferecer o serviço de compartilhamento de motos. A empresa oferece opções para aqueles que gostam de experimentar diversos tipos de motocicletas, mas não tem condições de ter todas na garagem.
 
Creta chega à versão 2019 mais tecnológico. Foto: Hyundai / Divulgação
Creta chega à versão 2019 mais tecnológico. Foto: Hyundai / Divulgação
 
Creta 2019

A Hyundai apresentou o modelo do SUV com novidades tecnológicas. Isso porque o carro irá contar com TV digital e nova suspensão na versão Sport, além de um novo acabamento tanto dentro quanto fora do carro.

Classe X à domicílio

Uma iniciativa no Reino Unido pode ser classificada como peculiar. Isso porque o Mercedes Classe X está sendo vendido lá pela internet com entrega à domicílio. A versão que está sendo entregue é a exclusiva Edition 1.

Megane de 300 cv

Esse eu gosto muito. A Renault apresentou o novo Megane RS Trophy. O carro, com visual esportivo dispõe de um motor 1.8 turbo, com tecnologia de pistas de corrida, capaz de entregar até 300 cavalos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação