A Jaguar aposta nos motores dispostos há muito e isso já é uma característica da montadora. Fazendo juz a essa face, o F-Type é apresentado em versão de entrada com motor 2.0 quatro cilindros que é capaz de desenvolver 300 cavalos. O câmbio automático tem oito marchas e a tração é traseira. O propulsor já foi utilizado em modelos como o Land Rover Discovery Sport e os Jaguar XE e XF.
É com esse conjunto mecânico que a linha 2019 do superesportivo chega a ser surpreendente. Os números de eficiência falam por si só. É que o 0 a 100 km/h, por exemplo, acontece em 5,7 segundos e o carro alcanca 250 km/h. E essa é só a versão de entrada. O F-Type pode ainda ser comprado com motores V6 (380 cv) e V8 (575 cv).
Mecanicamente falando, o torque da nova versão de entrada é de 40,8 mkgf e está
disponível a apenas 1.500 rpm. Esses resultados não deixam a desejar na hora de pisar no acelerador para tirar o carro da inércia. Além disso, o conjunto da transmissão também não é nada “discreto”. As marchas são passadas com agilidade e suavidade, além de contar com hastes para trocas manuais.
Entre as novidades da versão está o modo Dynamic, que é caracterizado por elevar o giro do motor, deixar a direção mais dura e abrir o aerofólio traseiro. É esportividade pura. Outro destaque do F-Type para 2019 é o ronco do motor poder ser intensificado por uma tecla no console. Sons de urros e pipocos saem das caixas de som do veículo. Em todas as versões, o F-Type 2019 passou por retoques no visual, com novos para-choques dianteiro, novos faróis de LED.
Dentro da cabine, a esportividade pode ser sentida de todas as formas e a comodidade foi implantada pela Jaguar sem deixar a desejar. Os bancos são em concha e abraçam os ocupantes, partida sem chave, monitor de ponto cego, câmera traseira, rodas de liga leve de 20 polegadas, volante com base achatada e ajuste elétrico de altura e profundidade, faróis inteligentes e, no caso do cupê, teto solar panorâmico fixo.
Mix de vendas
A expectativa da marca é vender entre 80 e 100 unidades do F-Type por ano. A versão de entrada deve responder por 85% das vendas do modelo. Outros 15% do mix devem ficar com a opção intermediária, com um seis-cilindros de 380 cv e preço entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, e os 5% restantes serão da versão SVR, com motor V8 de 575 cv e preço acima dos R$ 700 mil.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência: 300 cv a 5.500 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
0 a 100 km/h: 5,7 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Peso: 1.525 kg
Preço: R$ 339.929 (cupê) e R$ 346.144 (conversível)