Estado de Minas TECNOLOGIA

Nissan apresenta robô que promove o futuro nos campos

Pitch-R desenha campos de futebol em áreas livres. Proposta foi apresentada pela Nissan durante a final da UEFA na Ucrânia


postado em 02/06/2018 10:00 / atualizado em 01/06/2018 15:52

(foto: Nissan/Divulgacao)
(foto: Nissan/Divulgacao)
 
Kiev - Diante do glamour da final da Champions League, na cidade de Kiev, Ucrânia, no fim de semana passado, a Nissan, um dos principais parceiros da UEFA, apresentou o robô autônomo Pitch-R que é capaz de desenhar campos de futebol em áreas livres. Gostou da ideia? O projeto foi inspirado no ProPilot, um programa de sistema de assistência ao motorista que está presente em automóveis do fabricante.

A tecnologia utilizada nos carros da marca japonesa avançou para projetos futuros. E do Leaf, elétrico mais vendido no mundo, que será comercializado no Brasil a partir do primeiro semestre de 2018, saiu parte da fonte de inspiração derivada do ProPilot, que é ponto de referência dos componentes da mobilidade inteligente da Nissan. O programa mostra como a montadora pretende mudar a forma como os carros são conduzidos integrados ainda mais à sociedade.

E como é esse robô? Meio cilindrico e baixinho. O Pitch-R tem quatro câmeras e ainda é  rastreado por satélite, via GPS, portanto nesse caso o risco de colisão é zero. O carrinho  pode desenhar linhas brancas sobre grama, asfalto ou cascalho, utilizando tinta solúvel ecológica. O vice presidente da Nissan e diretor mundial de marketing e estratégia, Roel De Vries comentou que o robô é o primeiro de uma série de protótipos desenvolvidos com as tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan. E a cada temporada da UEFA novos projetos serão revelados.

Para garantir a autonomia, o Pitch-R é movido à bateria recarregável e a curtição dele é que se move de forma autônoma. Na largada inicial, ele passa o escaner na área e observa o lugar mais adequado para construção das linhas. E nesse tempo, pode ainda enfrenta às superfícies irregulares sem problemas. O resultado do trabalho é a criação de campos para  jogos de cinco, sete ou onze jogadores e o pequeno é rápido, já que é capaz de construir tudo em aproximadamente 20 minutos, para amadores ou profissionais.

De Vries, em comunicado à imprensa disse que a UEFA Champions League é um torneio onde se enfrentam os melhores jogadores de futebol do planeta e destacou: “Todos esses astros começaram como qualquer outra criança – utilizando pedaços de madeira como trave do gol e giz para marcar as linhas, em qualquer área livre onde puderam praticar o esporte que amam”.

Editor viajou à convite da Nissan

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação