Estado de Minas COLISÃO

Carro autônomo da Tesla se envolve acidente com carro da polícia nos EUA

Apesar de está com motorista, no momento da batida, o veículo estava com o sistema Autopilot ativado


postado em 31/05/2018 11:51

(foto: Reprodução/Polícia de Laguna Beach)
(foto: Reprodução/Polícia de Laguna Beach)



A Tesla, conhecida marca com sistema semiautônomo AutoPilot em veículos elétricos, está envolvida em mais um acident. Nesta semana, o Model S se chocou com uma viatura policial na Califórnia, causando ferimentos leves no motorista do veículo. No momento do acidente, o carro estava com o sistema AutoPilot ativado, enquanto a viatura estava estacionada sem ninguém.

As investigações estão em andamento para descobrir a causa do acidente, mas já identificado que o condutor estava com o sistema AutoPilot acionado, mas ainda não se sabe o que ele estava fazendo no momento do acidente, tendo em vista que já houve um acidente com veículo semiautônomo em que o condutor estava assistindo DVD.

No entanto, a Tesla emitiu comunicado dizendo que sempre deixou claro que o sistema não transforma o carro em autoimune para acidentes. Segundo a marca, o condutor assina um termo em que concorda em utilizar o sistema em rodovias bem sinalizadas,"o Autopilot é projetado para uso em rodovias que tenham uma divisão física entre os dois sentidos e faixas claramente demarcadas".

INVESTIGAÇÃO

Dois grupo norte-americanos de defesa do consumidor pedem investigações mais rigorosas à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos sobre o sistema AutoPilot da Tesla. Os dois grupos são sem fins lucrativos e alegam que o uso do termo “AutoPilot” é “ilusório e enganoso”, pois os consumidores são levados a pensar, através do marketing e publicidade da Tesla, que o piloto automático transforma o veículo em autônomo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação