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De olho no prejuízo do asfalto farelo

Suspensão, conjunto de freios e pneus são itens que precisam de atenção quando o assunto é transitar por vias esburacadas ou alagadas

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postado em 05/05/2018 15:04 Thainá Nogueira /Diario de Pernambuco

É necessário estar atento à troca de peças automotivas. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP - É necessário estar atento à troca de peças automotivas. Foto: Thalyta Tavares / Esp. DP
Uma das clássicas consequências do tempo de chuva na Região Metropolitana do Recife é o estrago nas ruas e avenidas. Transitar por uma rua alagada é sempre um martírio. A incerteza de conseguir trafegar sem demais prejuízos se intensifica com a sensação de cair em algum buraco e não conseguir lidar com a situação. Além disso, passado o alagamento, os estragos que ele provoca são latentes. Resta a preocupação com os itens do carro que são protagonistas na novela que é dirigir sob buracos e terrenos irregulares.

Suspensão

O item existe com o intuito de garantir a estabilidade do carro. Isso porque a suspensão é responsável por absorver as pancadas do veículo com o solo e pode variar de acordo com cada veículo. Não existe um tempo de vida útil para ela, mas alguns cuidados podem ser tomados para garantir uma sobrevida. Primeiramente, lembre-se que quanto mais rápido se dirige, maior será o esforço do amortecedor para reduzir o atrito. É necessário estar atento a mudanças na dirigibilidade. Como o surgimento de ruídos, rangidos ou a perda da estabilidade do automóvel. Esses aspectos são fortes indícios de que está na hora de trocar o conjunto.

Pneus

Os pneus são itens caros e o único do veículo que está em contato diretamente com o solo, por isso, está exposto a vários tipos de situações adversas. Estar atento a manutenções e cuidados, garante não só segurança para quem está dentro e fora do veículo, como aumenta o tempo de vida útil do item. O engenheiro Tomás Santos é taxativo quanto à necessidade das manutenções desses itens. “É extremamente acessível fazer as revisões dos pneus. O que falta nas pessoas, pelo que sinto, é o entendimento da importância”. Segundo Santos, alguns olhares garantem a segurança. Estar atento ao desgaste e ao aparecimento de bolhas nos pneus, além de realizar balanceamento e alinhamento, por último, rodar sempre com a pressão recomendada pelo fabricante. “É essencial para o bom desempenho dos pneus estar com a pressão ideal, isso reflete diretamente tanto no comportamento dinâmico do veículo, como contribui para elevar o nível de segurança nas frenagens, assegurando uma maior aderência”, lembra. A calibragem ideal para o pneu de cada carro pode ser encontrada no manual do carro, em alguns casos, na tampa do tanque de combustível, na porta do motorista ou em todas as rodas.

Quanto mais rápido se dirige, maior é o estrago ao passar por alagamentos ou buracos. Foto: Marlon Diego / Esp. DP - Quanto mais rápido se dirige, maior é o estrago ao passar por alagamentos ou buracos. Foto: Marlon Diego / Esp. DP

Freios

Composto por uma pastilha e um disco, o sistema possui capacidade de parar veículos de até 623 toneladas, como é o caso de um caminhão de mineração superpotente. Na visita à oficina, o mecânico deve observar com cuidado o fluido do freio, que necessita de troca no mínimo uma vez por ano. Do contrário, o líquido ferve, formando bolhas de ar, diminuindo a eficiência. No sistema de freio a disco, as pastilhas são responsáveis pela parada do carro. Quando desgastadas, a eficácia da frenagem diminui, o que pode colocar em risco quem está dentro do veículo. Além disso, aumenta o desgaste do disco de freio, já que as pastilhas evitam o atrito entre metais na frenagem. Em média, as pastilhas e os discos devem ser trocados entre 25 a 30 mil km. Já o fluido tem prazo de validade e deve ser trocado a cada dois anos. Perceber dificuldade ao acionar o pedal, o chamado freio longo ou esticado, é um problema que pode estar associado ao mau funcionamento do sistema de freios. Ou até mesmo a sensação de que o pedal fica mais solto.

 

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