Estado de Minas REPARO

Toyota convoca recall para Camry e Corolla

Camry pode apresentar problemas nos pistões e Corolla na deflagração do airbag do passageiro


postado em 03/04/2018 08:41 / atualizado em 06/04/2018 14:31

1.730 unidades do novo Camry estão envolvidas no recall. Foto: Toyota / Divulgação
1.730 unidades do novo Camry estão envolvidas no recall. Foto: Toyota / Divulgação
A Toyota anunciou recall de 1.730 unidades do novo Camry para analisar um possível erro na colocação dos pistões. Segundo a marca, tais unidades podem estar com pistões maiores que as especificações de fábrica. Outro modelo envolvido em chamamento é o sedã mais vendido da marca. O Corolla pode apresentar problema no deflagrador de airbag do passageiro.

Uma variação nos tamanhos dos pistões do Camry pode prejudicar o funcionamento dos anéis de vedação e compressão, ocasionando o contato direto do pistão com a camisa do cilindro.


No Corolla, o deflagrador, que integra o sistema de air bag do passageiro, possui uma degradação após longos períodos de exposição a grandes variações e altas temperaturas e alta umidade. Esse fato torna o item mais suscetível a rompimento.

RISCOS

Modelos do Corolla produzidos em 2013 podem apresentar problemas no airbag do passageiro. Foto: Toyota / Divulgação
Modelos do Corolla produzidos em 2013 podem apresentar problemas no airbag do passageiro. Foto: Toyota / Divulgação
Os perigos para o condutor do Camry variam entre diminuição de potência, aumento de ruído, emissão de fumaça pelo escapamento, como também o travamento do motor, que pode gerar um acidente gravíssimo.

Segundo site Quatro Rodas, a montadora não especificou quais versões do Camry foram afetadas com a falha na montagem. O modelo é comercializado nos Estados Unidos, sendo em 2017 o modelo mais vendido no país norte-americano.

Para o Corolla, a marca aponta que os danos podem ser materias e lesões físicas graves, até mesmo fatais, ao passageiro e demais ocupantes do veículo. São 53.635 unidades fabricadas entre janeiro e dezembro de 2013 que podem apresentar o problema.

 

A Toyota afirma que para os reparos no aribag, o proprietário deve entrar em contato com a rede de concessionárias autorizadas para agendamento prévio.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação