O Model X da Tesla, envolvido em um acidente no último dia 23 na Califórnia (EUA), estava em modo semiautônomo. De acordo com a montadora, o piloto automático do carro foi acionado nos momentos prévios à colisão e o motorista não estava om as mãos no volante. Dentro do carro estava um engenheiro da Apple, Walter Huang, 38, que morreu no hospital pouco depois do acidente.
O sistema que estava ativo no veículo era o Autopilot, que basicamente deixa de lado a necessidae do motorista dentro do carro. Ele é capaz de acelerar e frear por conta própria. No entanto, a montadora afirma que é exigido que o motorista não retire as mãos do volante em nenhum momento. Além disso, a marca afirmou que a avaria no bloco o qual o carro colidiu também é uma das causas do acidente. Isso porque ele não foi substituído adequadamente quando foi anteriormente danificado.
Esse foi o segundo acidente com vítimas fatais envolvendo condições autônomas na direção em um intervalor de sete dias. O anterior foi um atropelamento de um pedestre por um veículo autônomo da Uber.