Estado de Minas ACIDENTE

Carro autônomo atropelou e matou uma mulher nos Estados Unidos

Uber, responsável pelo veículo, suspendeu seus testes com veículos sem motoristas na América do Norte


postado em 20/03/2018 08:30 / atualizado em 20/03/2018 14:05

Uber suspendeu testes com veículos autônomos na América do Norte. Foto: Angelo Merendino / AFP
Uber suspendeu testes com veículos autônomos na América do Norte. Foto: Angelo Merendino / AFP
Na noite do último domingo (18) uma mulher morreu vítima de atropelamento por um carro autônomo nos Estados Unidos. O veículo pertence a empresa Uber, que imediatamente suspendeu os testes com a tecnologia nos Estados Unidos e no Canadá.

O acidente aconteceu na cidade de Tempe, próximo a Phoenix e envolveu um XC90 da Volvo que estava sendo conduzido em modo autônomo. A vítima foi identificada pela polícia local como Elaine Herzberg, 49, e morreu após ser encaminha ao hospital.

Segundo as autoridades norte-americanas o carro estaria a uma velocidade de 64 km/h, onde o limite era de 56 km/h, e não existem indícios de que o carro teria tentado frear antes da colisão. O Volvo não estava transportando passageiros, mas havia um motorista ao volante, que não tentou evitar o acidente.

Modelo envolvido em acidente foi o XC90 da Volvo. Foto: Volvo / Divulgação
Modelo envolvido em acidente foi o XC90 da Volvo. Foto: Volvo / Divulgação
Segundo normas, os veículos autônomos, em fase de teste, precisam de um condutor. Essa medida tem por finalidade passar mais segurança, uma vez que o motorista humano pode retomar o controle do automóvel em caso de necessidade. Ainda não existe nenhum veículo autônomo 100% elétrico à venda.

Outro acidente envolvendo uma tecnologia similar aconteceu em junho de 2016. Na ocasião, um veículo da Tesla com condução semiautônoma colidiu com um caminhão levando a óbito o motorista do automóvel.

Ainda de acordo com a polícia norte-americana, Elaine estaria fora da faixa de pedestres quando foi atingida.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação