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Vale a pena comprar pneus run flat?

Eles são capazes de rodar até 100 quilômetros por hora e podem dispensar a troca imediata pelo estepe, mas é necessário um alto investimento

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postado em 05/02/2018 17:23 / atualizado em 05/02/2018 17:38 Gustavo Carvalho

Unidade do pneu parte dos R$ 1.200; Veículos novos da Land Rover e BMW já contam com o equipamento de série  - Julio Jacobina / DP Unidade do pneu parte dos R$ 1.200; Veículos novos da Land Rover e BMW já contam com o equipamento de série
 

Ao dirigir, estamos sujeitos a passar por algumas situações que não
temos como evitar. Por exemplo, não é nada agradável, ao trafegar, notar que o carro passou por cima de parafusos, pregos ou algum tipo de material cortante. Isto certamente pode ser preocupante, não? Calma. Nem tudo pode estar perdido. A fim de permitir com que o carro continue rodando normalmente por um período após um furo ou corte na banda de rodagem, o que deixa a parte interna totalmente sem ar e faz com que, em determinadas situações, o condutor escape de algumas situações de risco, os pneus Run Flat têm caído no gosto de alguns motoristas. Traduzindo para o português de uma forma direta, o termo significa “pneus que podem rodar vazios” e surgiu na década de 1930, época onde era comum as câmaras de ar estourarem com maior facilidade, trazendo prejuízo a todos.

O gerente comercial da Pneudrive no Recife, Franklin Sales, conta que esta modalidade de pneu possui a composição interna bastante resistente. “Todas as paredes laterais têm o reforço redobrado. Isso promove maior resistência e estabilidade para o carro em situações inesperadas”, informa o gerente. Mesmo que furado ou estourado, o pneu dá uma autonomia para o veículo rodar de 80 a 100 quilômetros de distância a 60 e 80 km/h. Franklin informa que mesmo assim essa média pode variar. “O modelo do carro e a medida do mesmo influenciam na quilometragem do pneu quando afetado. Deve-se sempre verificar o manual do veículo para confirmar as informações cedidas pela fabricante”, comenta. Por ser produzido com um material especial, os pneus são altamente sensíveis. Isso significa dizer que todos os passageiros podem sentir muito mais as saliências, assim como as imperfeições do solo e os níveis de vibração e ruído enquanto estiver dirigindo.
Manutenção deve ser feita periodicamente, de acordo com o manual do veículo - Amanda Oliveira / Esp. DP Manutenção deve ser feita periodicamente, de acordo com o manual do veículo

Assim como um outro pneu, o Run Flat precisa passar por manutenção para ter o seu desempenho checado. Sales conta que algumas medidas podem auxiliar no bom funcionamento do item, assim como a longa durabilidade. “Deve-se sempre fazer o alinhamento e balanceamento a cada dez mil quilômetros rodados. A calibragem deve ser feita sempre com o percentual que informa o manual do veículo”, orienta. Para prolongar o tempo de vida do pneu, algumas pessoas costumam aplicar cremes hidratantes e/ou pomadas especiais no item. Franklin orienta que este procedimento é errado e não deve ser feito de forma aleatória. “Existem produtos que ao invés de tratar a borracha acabam prejudicando. Eles podem ressecar o material, deixando-o mais frágil, ocasionando um desgaste mais rápido. O ideal é só fazer as manutenções e as revisões. Não precisa passar nenhum produto”, finaliza.

 

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