Estado de Minas OBRIGATORIEDADE

Testes de colisão lateral será obrigatório no Brasil a partir de 2020

Esta avalição já é obrigatória nos Estados Unidos e na União Europeia.


postado em 24/01/2018 13:59

A partir de 2020, o Brasil passará a exigir treste de colisão lateral para autorização da venda de veículos. A determinação foi anuncia pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A medida prevê que dia 1º de janeiro de 2020 modelos inéditos devem estar de acordo com a decisão. Já em 2023 o teste de colisão lateral se estenderá para todos os veículos.
Atualmente, o Brasil têm como medida obrigatória os testes de colisão frontal e traseira, tendo o teste de colisão lateral obrigatório apenas na Europa e Estados Unidos, sendo a Europa desde 1995 obrigatório.

MODELOS REPROVADOS NO TESTE
Ford KA recebeu uma estrela em 2017(foto: Ford/ Divulgação)
Ford KA recebeu uma estrela em 2017 (foto: Ford/ Divulgação)

Em provas realizadas pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foram reprovados no teste de colisão lateral, tendo o Onix, fabricado pela Chevrolet, e avaliado em zero estrela e o KA, da fabricante Ford, avaliado com uma estrela em 2017.
Para ser bem sucedido no teste, o veículo precisa suportar o impacto da colisão com as portas fechadas, mas após o impacto, os passageiros precisam consegui sair pelas portas. Durante o impacto, nenhum componete interno do automóvel pode se soltar de maneira que possa ferir algum ocupante.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação