Estado de Minas CUIDADOS

Carro antigo é sinônimo de cuidados constantes

Realizar manutenções períodicas em automóveis antigos é palavra de ordem para os seus proprietários


postado em 04/01/2018 15:00 / atualizado em 04/01/2018 15:17

Ao passar pelas ruas, eles chamam atenção. Por parecer que saíram de alguns filmes clássicos, alguns carros antigos arrancam suspiros de várias pessoas de diferentes idades por onde andam. Porém, quando o assunto é manutenção, estes carrões precisam de cuidados redobrados, a fim de garantir um bom funcionamento nas ruas.

 

(foto: Marlon Diego / Esp DP)
(foto: Marlon Diego / Esp DP)
 

 

O servidor público Nelbson Correia, 44, tem um Ford Corcel I de 1977 há quatro anos. Ele já gastou em torno de R$ 8 mil com restauros e manutenção. Nelbson conta que passou por uma situação que lhe deixou bastante preocupado em meio à estrada. “Comecei a sentir um cheiro forte e tóxico vindo da parte frontal. Ao abrir o capô, vi que a bateria havia derretido, pois o alternador não estava regulando a tensão”, relata.


O engenheiro mecânico Marcos Dias, 68, não teve a mesma sorte. Ele tem um Volkswagen Fusca ano 1982. Apelidado de Chimarrão, o veículo está em posse dele há 22 anos e já lhe custou em torno de R$ 35 mil com equipamentos e restauros. Em uma viagem para Petrolina, ele se surpreendeu quando o carro de repente “morreu”. “Parei para verificar o que havia acontecido, constatei que a mangueira de alimentação de combustível havia se rompido. Fiquei bastante tenso com isso”, conta.

 

(foto: Ricardo Fernandes / DP)
(foto: Ricardo Fernandes / DP)
 


Ficar atento quanto aos sinais que o seu lendário apresenta é fundamental e pode evitar possíveis aborrecimentos. O chefe da oficina Mar Peças em Recife, Alexandre Gadelha, conta que o tempo para fazer a manutenção de um carro antigo pode variar de acordo com a intensidade que o modelo é utilizado.

 

Contudo, checar alguns itens é imprescindível para manter a conservação do seu veículo. “Tem que olhar todos os dias, por exemplo,  o nível da água do radiador, até porque carros antigos não possuem sistema de eletroventilador”, orienta. Alexandre lembra que a escolha do óleo também faz toda a diferença. “Procure não utilizar óleo para longa quilometragem, pois o mesmo tem uma consistência mais densa. Isso provoca o retardamento da autolubrificação”, informa.


Em outras palavras, com a atenção e cuidado no veículo, o tempo de vida útil do carro pode ser aumentado, assim como o seu convívio com ele.    


Confira algumas dicas:
Checar o radiador para conferir o nível de água;

Trocar o fluido dos freios a cada 10 mil km rodados;

Utilizar um óleo para curta quilometragem;

Manter a calibragem dos pneus como consta no manual;

Checar os faróis diariamente;

Andar com uma caixinha extra de ferramentas e acessórios;

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação