Estado de Minas MOTOCICLETA

Solidariedade em cima de duas rodas

Atravessar o Brasil, e até as Américas, em cima de uma motocicleta na busca por um mundo mais humano não é utopia para alguns


postado em 28/12/2017 10:00 / atualizado em 28/12/2017 14:22

Matheus Oliveira saiu de casa para percorrer as Américas(foto: Matheus Oliveira/Arquivo Pessoal)
Matheus Oliveira saiu de casa para percorrer as Américas (foto: Matheus Oliveira/Arquivo Pessoal)
Final de ano é uma época em que costumamos olhar mais para nós mesmos e nossos semelhantes, a fim de refletir sobre o que fizemos. É comum encontrar também diversas pessoas promovendo ações sociais de diversas formas em diferentes lugares. Mas, você sabia que grandes gestos como a solidariedade podem e devem ser feitos sem precisar esperar pelo período natalino?


O advogado Matheus Oliveira, 24, é exemplo disso. Natural de São Paulo, o  jovem já saiu percorrendo as Américas em uma moto Yamaha Crosser 150cc, realizando projetos sociais em combate à fome por onde passa. Ele conta que o objetivo é arrecadar alimentos nas cidades onde visita e realizar palestrar para fomentar a solidariedade nas pessoas. “Meus pais sempre realizavam pequenas ações voluntárias e eu os acompanhava de perto. Isso com certeza serviu como inspiração para mim”, relata.


Matheus afirma está realizando um sonho, que é o de viajar de moto. Porém, a relação dele com veículo sobre duas rodas já vem de um certo tempo, quando ele decidiu percorrer a costa do Brasil de bicicleta, parando em Buenos Aires, com o objetivo de incentivar as pessoas a buscarem uma melhor qualidade de vida. “Cheguei a pesar 120 quilos com 21 anos. Consegui emagrecer 40 em seis meses antes de realizar esta viagem de bicicleta”, conta.


O jovem realiza projetos sociais de combate à fome(foto: Matheus Oliveira/Arquivo Pessoal)
O jovem realiza projetos sociais de combate à fome (foto: Matheus Oliveira/Arquivo Pessoal)
Sem financiamento, a hospedagem de Matheus nas viagens é cedida por pessoas que abrem um espaço de suas casas para recebê-lo. Suas despesas são custeadas através das vendas de seu livro “Emagrecendo e superando limites com uma bicicleta”, que fala sobre a viagem feita pelo advogado no Sul do Brasil e no Uruguai.


Saindo do Recife, os próximos locais que o advogado pretende pilotar são os estados do Nordeste. Depois seguirá rumo à Brasília, Cuiabá e Rio Branco. Matheus também espera passar por 17 países internacionais, pretendendo dar a volta no continente americano.  “Esta é uma grande oportunidade de ver o outro lado da vida, bem como testar meus sentimentos e amadurecer conforme o vivenciar das situações”, completa o piloto.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação