Estado de Minas SALÃO DE FRANKFURT

Curiosos e autônomos em Frankfurt

O IAA já acabou, mas alguns modelos chamaram tanto a atenção que ficaram na mente dos apaixonados por automóveis


postado em 27/09/2017 15:38

O Salão de Frankfurt terminou neste  final de semana e no IAA foram expostos conceitos, carros elétricos, superesportivos e modelos para todos os gostos. Porém, algumas dessas novidades chamaram mais a atenção do que outras. O DP Auto esteve lá e hoje separa algumas das máquinas que receberam mais holofotes durante o evento que volta em 2019.


Autonomia do modelo chega a 600 km(foto: Daniel Roland / AFP)
Autonomia do modelo chega a 600 km (foto: Daniel Roland / AFP)
Audi Aicon

A marca dos modelos de luxo levou para Frakfurt novidades como a nova geração do A8, o novo conceito Elaine, além do Aicon. Este último apresenta um visual mais futurista para um sedã de luxo. Com apenas dois lugares, o conceito dispensa a utilização de volante e pedais e antecipa um cenário onde a condição autônoma já está estabelecida, sem nenhuma interferência humana. Com iluminação feita por painéis digitais, a autonomia do carro pode chegar aos 600 km.

Protótipo aprende a rotina do proprietário(foto: Tobia Schwarz / AFP)
Protótipo aprende a rotina do proprietário (foto: Tobia Schwarz / AFP)
Renault Symbioz Concept

Pensando em carro autônomo, a Renault apresentou o conceito Symbioz. O protótipo foi pensado para aprender a rotina do proprietário. Com funções que se integram às da casa, através de conexão Wi-Fi o modelo é capaz de se adaptar sozinho à vida do usuário e interagir com a casa e a cidade. Quando selecionada a opção modo carro ele ativa dois motores elétricos com autonomia de 500 km e faz de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. O batismo do carro foi uma homenagem ao termo simbiose, que é a interação entre os seres vivos, além de remeter a integração entre as empresas que elaboraram o projeto.

Conceito conta com dois modelos elétricos(foto: Daniel Roland / AFP)
Conceito conta com dois modelos elétricos (foto: Daniel Roland / AFP)
Mercedes-Benz EQA

De acordo com a montadora as letras E e Q significam inteligência elétrica, já a letra A, por sua vez, remete ao tipo de carroceria hatch compacta. O conceito EQA é um pouco maior que o atual Classe A e tem todas as estruturas para moldar seu substituto. O modelo apresentado em Frankfurt tem dois motores elétricos (um em cada eixo), tração sob demanda e diversos modos de condução, podendo chegar à autonomia máxima de 400 quilômetros.

Modelo é aposta para ser rival do Tesla Model S(foto: Tobia Schwarz / AFP)
Modelo é aposta para ser rival do Tesla Model S (foto: Tobia Schwarz / AFP)
BMWi Vision Dynamics Concept

No estande da BMW os holofotes ficaram por conta do BMWi Vision Dynamics Concept. O cupê totalmente elétrico, de quatro portas, chega como um possível rival para o Tesla Model S. O intuito é oferecer um carro com uma condução autônoma de até 600 quilômetros, a mesma apresentada pelo Aicon, porém sem deixar de lado o divertimento do passageiro, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Na linha i dos carros eficientes da BMW, ele será posicionado entre i3 e i8.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação