Estado de Minas NOVIDADE

Land Rover lança o Velar no mercado europeu

Range Rover acerta no SUV Velar e na sensação de liberdade com tecnologia a bordo. Carro é uma verdadeira espaçonave e chega no mercado brasileiro em novembro


postado em 01/08/2017 16:50 / atualizado em 03/08/2017 18:11

O quarto Range Rover será vendido por até R$ 514 mil (foto: Jorge Moraes / DP)
O quarto Range Rover será vendido por até R$ 514 mil (foto: Jorge Moraes / DP)
 

Molde (Noruega) - O Velar vai chegar a partir de novembro como o SUV mais sexy do mercado. É fácil explicar: o carro consegue desafiar o tempo em matéria de design e com uma escultura sobre rodas que desfila pelas ruas. De tecnologia fácil, a cabine é o ponto forte do carro. Embaixo do capô, um V6 de 380 cavalos de potência e formosos 440 Nm de torque. Sobra energia a bordo do carro. E como sobrou na R-Dynamic Primeira Edição, que dirigi por cerca de 450 quilômetros nas estradas da Noruega.

Mas diante da objetividade, a primeira pergunta seria quanto vai custar a “espaçonave”. E respondo da seguinte forma: R$ 383.100; R$ 405.400, R$ 445.500 e R$ 513.900 para o First Edition, mais exclusivo em cores e acabamento com alcântara no teto. Outra questão é o motor Ingeniun diesel 2.0, que terá foco do mercado daqui do Nordeste. Assim como o propulsor a gasolina de quatro cilindros de 250 cv, que o cliente poderá ordenar a partir do fim do ano. Os valores são R$ 291.000 e R$ 311.000. Os carros também recebem as nomenclaturas R-Dynamic S, R-Dynamic SE, R-Dynamic HSE.
Capacidade de reboque acima de 2.500 kg(foto: Jorge Moraes / DP)
Capacidade de reboque acima de 2.500 kg (foto: Jorge Moraes / DP)

Ao sentar no banco do motorista, se prepare para ver o painel digital com duas telas de 10” e três botões, 24 alto-falantes do som de extrema qualidade, volante com vários comandos e ajuste da aparelhagem sonora de forma gestual. Itens fazem parte da vistoria que você deve fazer antes de decidir levar para casa. O homem apaixonado pelo futuro vai pirar a bordo.
O Range Rover Velar oferta bom espaço. Sua distância entre-eixos de 2,874 mm é próxima do Range Rover Sport: 2,923 mm. No bagageiro, de abertura automática, capacidade para 673 litros. A base do Jaguar F-Pace caiu como uma luva.

O design que remete ao RR Sport, com alterações personalizadas na traseira, é sedutor. O carro atualiza o corte da arquitetura da marca e reforça a importância de igual valor tanto para a dianteira, com faróis de LED, quanto para a parte de trás com duas saídas de escapamento. As maçanetas das portas foram originalmente derivadas do F-Type e são escamoteáveis.

O SUV inglês tem uma andada e tanto e calça aro 22. Suspensão a ar, Terrain Response 2 (o Velar se transforma quando você altera a altura do solo para vencer barreiras) e de largada enfrentar Porsche Macan, GLE e, dentro de casa, o F-Pace. Na próxima edição você vai saber mais sobre a nossa expedição no país nórdico.

Evolução das espécies

Já se passou quase meia década desde a última geração do Velar. Com o atual modelo, pode ser percebido que o design e a forma da linha mudaram drasticamente, mas o DNA do veículo continua o mesmo. Moderno ao seu tempo, o Velar é conhecido por apresentar novas tendências ao segmento automotivo. Foi assim no início da década de 1960 e a montadora espera que seja assim nesse segundo milênio.

Com o lançamento, a Land Rover coloca no mercado o quarto veículo da família Range Rover. Os irmãos do novo SUV são o utilitário de entrada, de nome homônimo, o Range Rover Sport e o Evoque. O Velar fica posicionado entre esses dois últimos.

Os motores dos veículos da linha vão desde o TDV6 até um V8 Supercharged. Velocidades chegam a até 250 km/h.

*Viajou a convite da JLR do Brasil

 

Ver galeria . 6 Fotos Jorge Moraes / DP
(foto: Jorge Moraes / DP )
 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação