Estado de Minas DIA DO MOTOCICLISTA

Pilotar é amar

Hoje é comemorado o Dia do Motociclista. Data merece comemoração, mas também conscientização de pilotagem segura dos condutores


postado em 27/07/2017 09:05 / atualizado em 27/07/2017 13:40

O Dia do Motociclista é comemorado hoje no Brasil. O veículo, que causa uma sensação de liberdade, faz sucesso entre os apaixonados por adrenalina. Porém, mesmo com o bem-estar que as motos proporcionam aos pilotos, a data exige uma reflexão para a pilotagem sempre ser feita com atenção.
 
Mary Helen criou um motogrupo para celebrar a paixão pelas duas rodas(foto: Paulo Paiva / DP)
Mary Helen criou um motogrupo para celebrar a paixão pelas duas rodas (foto: Paulo Paiva / DP)

 
Do modelo mais simples ao mais sofisticado, por uso pessoal ou profissional, o universo das motos é uma paixão compartilhada com os amigos, família e até com o futuro marido. A estudante Mary Helen, 23, divide a admiração pelo veículo com o noivo e, juntos, criaram um motogrupo chamado Manguetown. Pegar a estrada, para o casal, é sinônimo de harmonia no relacionamento. “O motociclismo nos une mais e tudo é questão de confiança. Nas rodovias um ajuda o outro, temos nossos sinais quando estamos pilotando”, conclui.
 
Para Pedro Leite, pilotar é a melhor experiência da sua vida(foto: Pedro Leite / Divulgacao)
Para Pedro Leite, pilotar é a melhor experiência da sua vida (foto: Pedro Leite / Divulgacao)


O motociclismo também pode ser uma ferramenta de superação. Pedro Leite, 28, é apaixonado por motos desde criança, mas teve um câncer na perna esquerda e perdeu os movimentos desse membro aos 19 anos de idade. “Sempre gostei de moto de alta cilindrada, além de achar o ronco do motor bonito, e também de sentir a liberdade de andar com o vento no rosto. Contudo, isso só ficava na minha imaginação”, comenta. Mesmo com as dificuldades, Pedro conseguiu a tão sonhada autorização para pegar as estradas. “Depois de uns seis anos pesquisei leis e vi que era permitido tirar a habilitação, mas apenas para moto automática. Passei pela junta médica do Detran e logo depois comprei uma Honda PCX 150. Pilotar essa moto foi a melhor experiência da minha vida”, conta.

Detran/PE fez campanha para conscientizar a importância da pilotagem defensiva(foto: Thamires Lime/Esp DP)
Detran/PE fez campanha para conscientizar a importância da pilotagem defensiva (foto: Thamires Lime/Esp DP)

Porém, nem tudo são flores. Por conta da falta de atenção de alguns pilotos, a maioria dos acidentes de trânsito é causado por motocicleta. Segundo dados da Seguradora Líder, os motociclistas representam 40% dos óbitos no trânsito no Brasil. Apenas em 2015, foram 12.126 vítimas fatais. Com o objetivo de conscientizar os pilotos sobre a importância de uma pilotagem defensiva e do uso dos equipamentos de segurança obrigatórios, o Detran/PE e a Prefeitura do Recife instalaram um minidoor ao lado de uma motocicleta pintada de branco, no estilo “ghost bike”. O cartaz foi colocado em trinta pontos recorrentes de acidentes em Recife com a frase: “Aqui você morreu sem capacete. A vida seguiu sem você”. Chocante, mas, infelizmente, necessário.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação